ABECE apresenta minuta da norma de estruturas tubulares em aço
Maio/2010

No dia 25 de maio de 2010, às 18h30, associados da ABECE estão convidados para participar, na sede da entidade, em São Paulo (SP), da apresentação sobre a minuta de Norma Brasileira de Estruturas Tubulares pelo Prof. Dr. Ricardo H. Fakury.

Trabalho inédito no Brasil, o texto a ser apresentado é resultado de estudos que vêm sendo realizados por uma equipe de pesquisadores sobre este tipo de estrutura e que tem contado com o apoio do Comitê Técnico da Construção Metálica, constituído pela ABECE.

O uso das estruturas tubulares no Brasil é relativamente recente e a grande maioria das empresas produtoras de estruturas metálicas ainda não teve a oportunidade de se adequar a esta modalidade construtiva. O aumento do seu uso em estruturas metálicas tem destacado a necessidade de métodos de cálculos que racionalizem as ligações com barras tubulares e, no estudo das ligações, é necessário avaliar o comportamento destas, uma vez que provocam tensões no tubo. Se conhecidas estas ligações, é possível a elaboração de projetos otimizados.

A minuta da norma de estruturas tubulares receberá apoio da ABECE no sentido de acrescentar contribuições práticas com vistas à elaboração do texto-base para futuro envio à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Faça o download da apresentação