Biografia

Mario Franco

Nascido em Livorno (Itália), Mario Franco formou-se em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1951, e se tornou doutor engenheiro pela mesma escola, em 1967, com tese sobre ação do vento em edifícios altos. É professor aposentado do Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações da Poli USP e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), tendo ministrado cursos de pós-graduação na EPUSP e participado de dezenas de bancas examinadoras de mestrado e doutorado.

Ainda estudante de quinto ano do curso de Engenharia Civil, foi convidado a fazer projetos e, após formado, saiu da construtora em que estagiava e fundou, com Kassoy, em 1952, o Escritório Técnico Julio Kassoy e Mario Franco Engenheiros Civis onde permanece até hoje, tendo participado, direta ou indiretamente, de mais de dois mil projetos estruturais. Durante os 28 anos em que lecionou resistência dos materiais e sistemas estruturais na FAU, entre 1972 e 1999, montou um curso priorizando o rigor matemático, mas valorizando a intuição e a criatividade.

Em 1972, foi assessor no campo de estruturas da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e, em 1980, foi consultor da GH-Engenharia para análise sísmica do edifício do reator da Usina de Angra 2 – Análise Paramétrica de influência da variação das propriedades geológicas do solo. Também foi consultor, em 1982, da COSASP – Comissão Coordenadora do Projeto – Sistema Aeroportuário da Área Terminal de São Paulo – para o projeto estrutural do Aeroporto Internacional de Guarulhos/SP.

Ao longo de sua carreira, ministrou cursos de extensão universitária sobre edifícios altos em concreto armado em diversas cidades do Brasil, Lisboa e Macau (China).

É membro do Instituto de Engenharia de São Paulo desde 1946, do Ibracon (honorário), da ABECE, do ACI, do CEB (FIB), CTBUH, IABSE e CREA (honorário).

Conquistou vários prêmios em sua carreira, entre eles Prêmio Emílio Baumgart (Ibracon), Eminente Engenheiro do ano de 2001 (IE), Melhor Trabalho Técnico do Ano em 1999, 2002 e 2003 (IE), Prêmio Talento Engenharia Estrutural nos anos de 2003, 2005 e 2008.

Tem artigos técnicos publicados em revistas nacionais e estrangeiras e seus projetos são reconhecidos internacionalmente.

Algumas obras marcantes em sua carreira: Teatro Castro Alves, em Salvador (BA), Torre Almirante, no Rio de Janeiro (RJ), e, em São Paulo: Palácio das Convenções do Anhembi, Citicorp Center, MuBE (Museu Brasileiro da Escultura), Cenu (Centro Empresarial Nações Unidas), Hotel Unique e Centro Cultural Tomie Ohtake.