Eng. Augusto Carlos de Vasconcelos é a Personalidade da Engenharia Estrutural 2010
Novembro/2010

O Eng. Dr. Augusto Carlos de Vasconcelos foi homenageado pela ABECE com o título de Personalidade da Engenharia Estrutural na abertura do 13º ENECE (Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural), que aconteceu na noite de 27 de outubro de 2010 durante a cerimônia de entrega do VIII Prêmio Talento Engenharia Estrutural.

Esta homenagem é conferida pela ABECE a grandes profissionais da área em reconhecimento à sua dedicação ao exercício da profissão e pela sua contribuição ao engrandecimento da engenharia estrutural brasileira.

Comovido com a homenagem, o Eng. Dr. Vasconcelos agradeceu aos presentes pelo carinho e reconhecimento. Finalizou seu breve, porém marcante pronunciamento, com uma de suas sábias mensagens: “ao final de tudo, o que importa são as construções das verdadeiras amizades”.

Formado em Engenharia Civil pela EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), em 1948, sempre se dedicou a estruturas, primeiramente como estagiário, depois como engenheiro auxiliar da Seção de Verificação de Estruturas do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e, finalmente, com escritório próprio de cálculo estrutural durante 30 anos. Aposentado em 1980, continua no campo das estruturas como Engenheiro Consultor.

O “Prof. Vasco”, como é carinhosamente conhecido, autor e coautor de vários expressivos livros, por si só, representa um capítulo a parte da história da Engenharia Consultiva Brasileira.

Fundou, em 1957, a primeira fábrica de Estruturas Pré-moldadas de Concreto Protendido de fio aderente do Brasil. Em 1964, vendeu sua participação acionária e passou a dar consultoria. Possui 12 livros e 135 artigos publicados, de 1945 até 2002.




Eng. Dr. Augusto Carlos de Vasconcelos (à dir.) recebe homenagem das mãos do eng. Marcos Monteiro, presidente da ABECE