VIII Prêmio Talento Engenharia Estrutural apresenta os grandes vencedores de 2010
Novembro/2010

A ABECE, em parceria com a Gerdau, revelou, na noite de 27 de outubro de 2010, no Rosa Rosarum, em São Paulo (SP), os vencedores da oitava edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural.

Foram reconhecidos os trabalhos desenvolvidos por engenheiros de todo o país, em quatro categorias: Obras especiais, Infraestrutura, Edificações e Obras de pequeno porte. Ao todo, mais de cem obras concorreram à premiação, a maior do país no setor. Os trabalhos foram julgados por uma equipe formada por membros da ABECE, da Gerdau e da Editora Pini.

Os critérios avaliados para a definição dos vencedores foram desde a originalidade, arrojo e complexidade da solução estrutural, até a economia de produtos durante a construção, criatividade de layout e adequação harmônica ao ambiente no qual o projeto está inserido. Em cada categoria, foram apontados um vencedor e uma menção honrosa. Os primeiros colocados ganharam troféu e certificado, bem como uma viagem a Barcelona (Espanha) para participar da feira Construmat, um dos mais importantes eventos mundiais do segmento de construção, a ser realizada em maio de 2011. Os profissionais responsáveis pelos projetos com menção honrosa receberam placa alusiva ao evento, além de certificado.

O primeiro colocado na categoria Obras especiais é o engenheiro Augusto Cláudio Paiva e Silva, com o Prédio da Aciaria da ThyssenKrup CSA (Companhia Siderúrgica do Atlântico), localizado no Distrito Industrial de Santa Cruz, município do Rio de Janeiro (RJ). O profissional foi responsável pela criação do principal sistema estrutural do Prédio da Aciaria, composto por 12 pórticos transversais formados por até seis pares de colunas treliçadas, nas quais estão apoiadas as vigas de rolamento principais do prédio.

Na categoria Infraestrutura, o vencedor é Catão Francisco Ribeiro, com a Ponte João Isidoro França sobre o Rio Poti, na cidade de Teresina (PI). A ponte foi construída em concreto armado protendido, em tecnologia estaiada, e tem uma extensão de 363,00 m. A plataforma de rolamento prevê três faixas de tráfego de 3,1 m e passeio para pedestre de 2,15 m. O engenheiro também foi reconhecido, em 2008, com a obra Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira , em São Paulo (SP).

Já o vencedor da categoria Edificações é Carlos Alberto Fragelli, com a Cidade da Música, localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). Essa obra apresenta uma estrutura de concreto protendido em forma de losango com 85 m por 200 m. O empreendimento possui um subsolo e uma área térrea totalmente livre. No 1° piso estão localizados uma grande sala, o teatro, as salas de ensaio, cinemas, a sede da Orquestra Sinfônica Brasileira, butiques e bares, entre outras instalações.

Na categoria Obras de pequeno porte, o vencedor é Rafael Lino Calixto com a obra Sede da Construtora Consciente, em Goiânia (GO). Concebida em concreto armado e em concreto protendido, o prédio comercial com lajes de 75 cm possui vãos de até 20 m de comprimento.

O Prêmio Talento Engenharia Estrutural também presta homenagem com menção honrosa aos profissionais que se destacaram nas quatro categorias. Em Obras especiais, reconhece-se o trabalho de Bruno Contarini com a Ampliação do Shopping Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ). Em Infraestrutura, Raphael Faria de Mendonça recebe menção honrosa pela Estação e Passarela Cidade Nova do Metrô do Rio de Janeiro, localizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Na categoria Edificações, o destaque é João José Asfura Nassar com edifício Brennand Plaza, em Recife (PE). Já em Obras de pequeno porte, o homenageado é Otávio Pedreira de Freitas pelo Viver Ananindeua, em Ananindeua (PA).

Clique aqui e veja as fotos

Veja divulgação dos vencedores e suas obras no Portal Pini.