Confiabilidade e desempenho foram temas do ENECE 2010
Novembro/2010

Cerca de 150 profissionais da área acompanharam a programação do ENECE 2010 - 13º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, realizado pela ABECE no dia 28 de outubro de 2010, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo (SP).

Representantes de entidades parceiras, como o eng. Renato José Giusti, presidente da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), João Alberto Viol, presidente do Sinaenco-SP (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva - Regional São Paulo), eng. Aluizio Barros, presidente do Instituto de Engenharia, eng. Carlos Alberto Genari, presidente da ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Cocnreto), eng. Cátia Mac Cord, superintendente do CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço) e do Instituto Aço Brasil, eng. Túlio Nogueira Bittencourt, vice-presidente do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto) e José Police Neto, vereador e líder do governo da cidade de São Paulo, marcaram presença na posse da nova diretoria eleita para o período 2010-2012, que tem como presidente o eng. Eduardo Barros Millen.

Sob o tema Confiabilidade e desempenho, o evento trouxe especialistas para debater questões sobre o desenvolvimento de projetos para atender à mudança de comportamento do consumidor atual, as ferramentas que estão sendo geradas para minimizar erros e desvios, a segurança que pode ser dada aos clientes, as exigências de todos os participantes do processo para garantir o sucesso do produto oferecido e como atender aos requisitos da sustentabilidade.

O evento contou com vasta programação, que incluiu, logo na abertura, a apresentação de Waldez Luiz Ludwig, um dos 100 melhores palestrantes do Brasil, que falou sobre qualidade e inovação. Os engenheiros David Fernandez-Ordoñez e James G. Toscas foram especialmente convidados para proferirem palestras durante o evento.

O uso de pré-fabricação na construção de edifícios altos e Pontes pré-fabricadas e obras públicas foram os temas apresentados pelo palestrante espanhol, eng. Fernandez-Ordoñez, que é formado pela Universidade Politécnica de Madri e é presidente da comissão de Materiais da ACHE (Asociación Cientifíco-Técnica Del Hormigón Estructural) e vice coordenador da Comissão de pré-fabricados da fib (Federation Internationale du beton).

Já o eng. Toscas, presidente de pré-fabricados do PCI (Instituto do Concreto Protendido) sediado em Chicago, Illinois, e vice-presidente executivo do ACI (American Concrete Institute) proferiu a Melhoria no projeto e qualidade das estruturas: papel das instituições técnicas.

Os dois palestrantes internacionais foram agraciados com o título de associados honorários da ABECE em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à engenharia estrutural. A família do eng. José Roberto Braguim, ex-presidente da ABECE falecido em março de 2010, também recebeu, em nome do engenheiro, o título de associado honorário em homenagem e reconhecimento à dedicação que o mesmo teve para com a entidade, tendo participado da mesma desde sua fundação.

Outras expressivas palestras foram proferidas por profissionais da área, como a arq. Rosana Correa (A contribuição dos sistemas estruturais para edificações sustentáveis), eng. Sérgio E. Stolovas (Arquibancadas de estádios de futebol: análise e projeto estrutural com foco no desempenho funcional), eng. Flávio Correia D´Alambert (Coberturas de estádios – desempenho estático e dinâmico, análise das vibrações) e arq. Miriam Addor (Desenvolvimento e coordenação de projetos com e sem BIM).

Ainda durante a programação do evento, foi lançado oficialmente o Grupo ABECE Inovação, constituído por jovens profissionais da área da engenharia estrutural (alguns iniciantes em participação associativa) dispostos a contribuir para o crescimento e futuro da ABECE. O grupo apresentou suas áreas de atuação e respectivas ações, assim como seus integrantes e frentes de trabalho.
“Além de promover o debate e a difusão de conhecimento, o ENECE é um importante ponto de encontro entre os profissionais da área, permitindo a troca de experiências e a união da categoria”, destaca o presidente da ABECE eng. Eduardo Barros Millen.

Veja as imagens do evento

Clique aqui e confira as palestras apresentadas no ENECE 2010.