Confiabilidade e desempenho das estruturas em debate
Outubro/2010

Estão abertas as inscrições para o ENECE 2010 - 13º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural promovido pela ABECE no dia 28 de outubro de 2010, em São Paulo (SP).

Sob o tema Confiabilidade e desempenho, o evento é dirigido a profissionais da área de projetos estruturais, construtores, estudantes e interessados em geral.

A abertura solene do Encontro acontece no dia 27, com a entrega do VIII Prêmio Talento Engenharia Estrutural, concurso promovido pela ABECE e pela Gerdau. Dos 20 finalistas selecionados serão anunciados um vencedor e uma menção honrosa para cada categoria (Infraestrutura, Edificações, Pequeno Porte e Obras Especiais).

O evento prossegue no dia 28 com vasta programação que inclui, na abertura, a apresentação de Waldez Luiz Ludwig, um dos 100 melhores palestrantes do Brasil. Formado em psicologia e em artes cênicas, Ludwig é consultor em gestão empresarial e dedica-se à pesquisa da vanguarda em cenários e tendências da gestão das organizações, especialmente em temas ligados a estratégias competitivas, mercado de trabalho, perfil profissional, criatividade e inovação, melhoria da qualidade e desenvolvimento do capital intelectual. No ENECE fará a palestra Qualidade, inovação, resultados e você.

Palestrantes internacionais

O evento conta ainda com os convidados especiais, engenheiros David Fernandez-Ordoñez (espanhol) e James G. Toscas (americano).

O uso de pré-fabricação na construção de edifícios altos e Pontes pré-fabricadas e obras públicas serão os temas apresentados pelo palestrante Fernandez-Ordoñez, que é formado pela Universidade Politécnica de Madri e é presidente da comissão de Materiais da ACHE (Asociación Cientifíco-Técnica Del Hormigón Estructural), além de vice-coordenador da Comissão de pré-fabricados da fib (Federation Internationale du beton).

Já o eng. Toscas, que é presidente de pré-fabricados do PCI (Instituto do Concreto Protendido) sediado em Chicago, Illinois, e vice-presidente executivo do ACI (American Concrete Institute), vai proferir a palestra Melhoria no projeto e qualidade das estruturas: papel das instituições técnicas.

Outros renomados profissionais abordarão temas ligados ao desenvolvimento e coordenação de projetos com e sem BIM (Building Information Modeling), arquibancadas de estádios de futebol (análise e projeto estrutural), coberturas de estádios (desempenho estático e dinâmico) e a contribuição dos sistemas estruturais para edificações sustentáveis.

A programação prevê, ainda, a posse da nova diretoria para o biênio 2010-2012 e a entrega de títulos de associados honorários da ABECE a profissionais que contribuem para a engenharia estrutural.

A abertura do evento no dia 27, acompanhada da entrega do VIII Prêmio Talento Engenharia Estrutural, será realizada a partir das 19h, no Rosa Rosarum. No dia 28, a programação prossegue, das 8 às 18h30, no Milenium Centro de Convenções.

Informações sobre o ENECE 2010 podem ser obtidas pelo telefone (11) 3938-9400, e-mail eventos_abece@abece.com.br ou site www.abece.com.br/enece2010, onde consta a programação completa do evento.