Workshop sobre novas tecnologias para reduzir emissões de CO2 na indústria, construção civil e transportes conta com apoio da ABECE
Setembro/2010

O workshop Carbono Zero - Rumo à Copa e as Olimpíadas, que será realizado nos dias 7 e 8 de outubro de 2010, no Rio de Janeiro (RJ), conta com apoio da ABECE, entre outras entidades.

Organizado pela Planeja & Informa Comunicação & Marketing, o evento vai reunir empresas, executivos, órgãos ambientais, empresários, universidades e profissionais interessados nessa questão para discutir as novas exigências legais para a sustentabilidade, antes e depois das Olimpíadas, na indústria, na construção civil, que também terá que contabilizar a natureza em seus novos empreendimentos, além de setores estratégicos como o de transportes que tem um peso grande nas emissões de carbono.

A Prefeitura do Rio de Janeiro já definiu como meta a redução de 8% da emissão de CO2 até 2012 e de 16% em 2016. Para isso, além de outras ações já equacionadas ou em andamento, quer replantar cerca de 1.500 hectares e já determinou o fim do envio dos resíduos sólidos da cidade para o Aterro de Gramacho, que será substituído por um sistema de gestão de resíduos moderno, em Seropédica.

Tanto o Rio de Janeiro – sede das Olimpíadas e da Copa do Mundo– quanto as demais 11 cidades-sede programadas pela FIFA terão que cumprir uma série de compromissos que envolvem intervenções pesadas na infraestrutura dos estados anfitriões, e que terão que obedecer regras de sustentabilidade.

Desta forma, a necessidade de modernização tecnológica dos mecanismos de controle da poluição na indústria, construção civil e transportes para reduzir as emissões de CO2 ganha importância fundamental nesse processo, assunto que estará no centro dos debates do workshop.

Por sua vez, empresas da área siderúrgica, petróleo e gás, geração de energia, metalurgia, petroquímica, produção de bens de consumo e de outros setores da cadeia industrial terão de buscar novas tecnologias e investir fortes recursos na correção de problemas ambientais ou por conta de exigências de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) para se adequar aos avanços da legislação ambiental.

O evento acontece no Centro de Convenções RB1 (Sala Mauá), que fica na Av. Rio Branco, nº01- Centro – Rio de Janeiro – RJ. As vagas são limitadas para 100 participantes e o valor da inscrição é de R$ 250,00. Informações pelo telefone (21) 2262-9401 ou e-mail cristiana.iop@planejabrasil.com.br.