Encontro técnico cultural tem apoio da ABECE-BH
Setembro/2010

O 6º Encontro Técnico Cultural - Engenharia Civil/Fundações, que será realizado no dia 13 de outubro de 2010, às 19h30, pelo CREA-MG, conta com apoio, entre outras entidades, da ABECE (por intermédio da Delegacia Regional de Belo Horizonte).

O Prof. Dr. José Carlos A. Cintra é o convidado para proferir palestra sobre Projeto de Fundações em Solos Colapsíveis, tema de seu livro, em co-autoria com o eng. Nelson Aoli, e que será autografado no encerramento do evento.

Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP, onde também obteve os títulos de mestre, doutor e livre-docente (1995), o eng. Cintra fez estágio de pós-doutorado no Laboratoire Central des Ponts et Chaussées (1988/89) - França, e, desde 2001, é professor titular do Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos da USP. Atua na linha de pesquisa Engenharia de Fundações, com destaque para o tema Fundações em Solos Colapsíveis. Tem 30 orientações concluídas de mestrado e doutorado, e mais de uma centena de publicações em anais de congressos e em periódicos nacionais e internacionais, além de três livros técnicos publicados: Fundações em Solos Colapsíveis (1998), Carga Admissível em Fundações (1999) e Tensão Admissível em Fundações Diretas (2003).

Em sua palestra, o prof. Cintra falará sobre projeto de fundações em solos colapsíveis com base em fatores de segurança e apresentará uma nova abordagem do tema, considerando a variabilidade.

O livro Projeto de Fundações em Solos Colapsíveis traz o resultado de pesquisas realizada pelo campo experimental de fundações desenvolvido pela Escola de Engenharia de São Carlos.

Como parte da programação do 6º Encontro Técnico Cultural, o solista José Lucena Vaz fará duas apresentações. Formado em Composição e Regência pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), professor da Escola de Música da Universidade, o músico já realizou várias turnês pela Europa e palestras sobre música na Alemanha; foi introdutor do violão na Universidade Federal Brasileira e pelo fato de ser o patrono do violão no Brasil, a Escola de Música da UFMG instituiu, em sua homenagem, o Concurso Internacional de Violão José Lucena Vaz.

O evento é patrocinado pela CZM Foundation Equipment. Interessados em participar devem se inscrever por intermédio do site www.czm.com.br. O CREA-MG fica na Av. Alvares Cabral, 1600 – Santo Agostinho – Belo Horizonte – MG.