ABECE na reunião anual do ISO TC 71, na Colômbia
Setembro/2010

A vice-presidente de Tecnologia e Qualidade da ABECE eng. Suely B. Bueno representará a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e o Brasil na 17th Plenary Meeting of ISO TC 71, que será realizada de 20 a 24 de setembro de 2010, em Cartagena (Colômbia).

O ISO TC 71 tem a responsabilidade de elaborar normas técnicas voluntárias sobre o concreto e seu uso que sejam aplicadas pela indústria da construção em qualquer país. A estratégia adotada é dar maior prioridade ao desenvolvimento de normas sobre materiais. Diante da necessidade de simplificar as normas, para que os países em desenvolvimento possam utilizá-las, o Comitê tem dado ênfase à elaboração de documentos destinados a estruturas simples. Além disso, procura trabalhar buscando a cooperação entre países desenvolvidos e em desenvolvimento. O ISO TC 71 tem 33 países membros participantes e outros 52 na condição de observadores.

O objetivo da reunião anual é discutir os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelos subcomitês do ISO TC 71 que se dedicam a temas como testes de métodos para concreto (SC 1); produção e execução de estruturas de concreto (SC 3); requerimentos de desempenho para o concreto estrutural (SC 4); padronização de projetos simples de estruturas de concreto (SC 5); materiais não tradicionais usados no reforço de estruturas de concreto (SC 6); e manutenção e reparo de estruturas de concreto (SC 7). A eng. Suely Bueno participará dos trabalhos dos subcomitês SC 4 e SC 5.

A finalidade da reunião é chegar a definições e normas que possibilitem a difusão internacional de aplicações adequadas da tecnologia do concreto estrutural, ajudando no seu melhoramento, disseminação e padronização.