Regional Belo Horizonte participa do 1º Fórum Mineiro de Estrutura de Concreto
Agosto/2010

A Comunidade da Construção promove, no dia 12 de agosto de 2010, das 8 às 18h, com apoio da ABECE (por intermédio da Delegacia Regional de Belo Horizonte) e de outras entidades, o 1º Fórum Mineiro de Estrutura de Concreto.

O evento, que faz parte do planejamento do 4º Ciclo de atividades do Polo Belo Horizonte da Comunidade da Construção e integra as ações do GTEC (Grupo de Trabalho de Estruturas de Concreto), visa apresentar e discutir as principais inovações tecnológicas relacionadas ao tema estruturas de concreto, enfatizando a aplicação das boas práticas existentes no mercado nacional e a busca pela otimização dos projetos e processos construtivos.

Para tema central das discussões, foi eleita a NBR 15575 e seus impactos na gestão das estruturas de concreto e foram convidados como palestrantes os engenheiros Inês L. S. Battagin, Arcindo Vaquero y Mayor, Augusto Carlos de Vasconcelos, Joaquim Antonio Caracas Nogueira, Ubiraci Espinelli Lemes de Souza, João Batista Rodrigues da Silva, Juan Gadea e Paulo Roberto do Lago Helene.

Serão abordados, respectivamente, a ABNT NBR 15575 – Edifícios habitacionais de até cinco pavimentos – desempenho; Concretos especiais visando a norma de desempenho; Projeto à luz da norma de desempenho; Sistema de modulação de estruturas com uso de protensão e comparativo entre estruturas protendidas e estruturas em concreto armado; Produtividade da mão de obra na execução de estrutura de concreto armado; Telas soldadas x aumento da produtividade; Estudo de caso: Edifício comercial Grupo Brookfield; e Futuro do concreto.

Aberto a engenheiros, arquitetos, projetistas, fornecedores, estudantes e demais profissionais ligados ao tema, o Fórum será realizado no auditório da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), que fica na Av. do Contorno, 4520 - Belo Horizonte - MG).

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3223-0721 ou e-mail abcpmg@terra.com.br.