Proposta de revisão da NBR 15200 é apresentada em encontro mensal
Julho/2010

O Prof. Dr. Valdir Pignatta e Silva é o convidado da ABECE para falar sobre a revisão da NBR 15200 Projeto de Estruturas de Concreto em Situação de Incêndio no encontro mensal do dia 28 de julho de 2010, realizado na sede nacional da entidade, em São Paulo (SP).

O palestrante enfocará as exigências de segurança das estruturas em situação de incêndio de acordo com a legislação, tempo requerido de resistência ao fogo, método tabular de dimensionamento e a proposta de revisão da ABNT NBR 15200:2004, com inclusão de métodos alternativos ao tabular.

A NBR 15200 estabelece os critérios de projeto de estruturas de concreto em situação de incêndio e a forma de demonstrar o seu atendimento. Se aplica às estruturas de concreto projetadas de acordo com as ABNT NBR 6118 e ABNT NBR 9062.

A ABECE constituiu, no segundo semestre de 2008, o Comitê Técnico de Estruturas em Situação de Incêndio com o objetivo de captar as necessidades do meio técnico com relação a estas estruturas e elaborar textos bases para revisão das normas pertinentes ao assunto. O Comitê possui mais de 30 integrantes, entre eles o Prof. Dr. Valdir Pignatta e Silva.

O palestrante também foi coordenador, no período de 1995 a 2002, da comissão de estudos ABNT “Segurança das estruturas em situação de incêndio. Com pós-doutorado pela Universidade de Coimbra, o professor doutor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo foi coordenador do programa de pós-graduação em Engenharia Civil desta Universidade (2003-2005) e é membro da IAFSS (International Association for Fire Safety Science); SiF (Structures in Fire); ALBRASCI (Associação Luso-Brasileira para Segurança contra Incêndio); GSI/USP (Grupo de Pesquisa em Segurança contra Incêndio). É autor de quatro livros e de mais de 100 artigos publicados.

A palestra tem vagas limitadas e acontece na sede da ABECE (Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993 - Cj. 61 - São Paulo - SP). As inscrições podem ser feitas no endereço http://abece.com.br/web/cursos/
inscricao.asp
. Para acompanhar a apresentação ao vivo, aberta às delegacias regionais e associados correspondentes, basta entrar em contato com os delegados regionais por intermédio do endereço http://www.abece.com.br/web/quem_regionais.asp. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3938-9400 ou no e-mail eventos_abece@abece.com.br.

Os encontros mensais são promovidos pela ABECE com o intuito de reunir associados e interessados em torno de temas e objetivos comuns aos projetistas estruturais. Precedidos por happy hour, possibilitam, ainda, um importante momento de confraternização.