ABECE participa de evento que faz parte de programa que leva inovação tecnológica à construção civil
Junho/2010

Por intermédio do presidente Marcos Monteiro e do diretor Roberto Dias Leme, a ABECE marcou presença no Workshop Integração Universidade-Empresa para a Inovação na Construção, promovido no dia 21 de maio de 2010, em São Paulo (SP), pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e pela Antac (Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído).

Uma das constatações da primeira fase do PIT (Programa de Inovação Tecnológica), lançado pela CBIC com o objetivo de estudar, analisar e definir diretrizes para o desenvolvimento, difusão e avaliação de inovações tecnológicas na construção civil brasileira, foi de que a baixa associação entre a produção científica desenvolvida nas universidades e centros de pesquisa prejudica o avanço da inovação tecnológica do setor.

Com o objetivo de corrigir essa distorção, a CBIC promoveu o workshop, no auditório do Sinduscon-SP, com a participação de professores-pesquisadores, além de representantes das empresas fabricantes de materiais de construção, das empresas construtoras e de projetos, do governo e das instituições de fomento à pesquisa e de apoio às empresas.

Partindo do princípio de que os efeitos das inovações para o setor e para a sociedade como um todo são necessários no processo de desenvolvimento econômico e social do País, a CBIC pretende transformar as ações decorrentes do PIT em ações permanentes e em contínuo aperfeiçoamento para atingir o mais amplo espectro possível de empresas e profissionais de todos os elos da cadeia produtiva.

Para tanto, o projeto foi estruturado em duas grandes fases: uma de levantamento, estudos e análises iniciais e outra de desenvolvimento de ações e aperfeiçoamento dos estudos e análise.
O projeto teve início em outubro de 2007 chegando à conclusão da fase inicial em outubro de 2008. Suas ações já estão sendo desenvolvidas desde 2009, e são de caráter permanente e contínuo. Dentre as metas do programa estão:

. capacitar empresários, gestores e operários da área da construção em gestão e operação de inovações no setor;

. integrar e disponibilizar produção de inovação para a construção através de uma agenda comum entre mercado e a academia;

. propor uma política fiscal com desoneração de produtos e serviços de forma a incentivar a industrialização e a inovação em construção;

. incentivar a revisão de códigos de obras para facilitar a padronização de sistemas construtivos e o emprego de inovações;

. incentivar a normalização da Coordenação Modular para Edificações;

. propor ao governo a criação de mecanismos que favoreçam as inovações dentro das formas de contratação de obras públicas, para melhorar o desempenho e a qualidade dos projetos. A ideia é que as obras públicas sirvam de exemplo, trazendo inovações relacionadas com a sustentabilidade, como utilizar dispositivos de economia de água e energia, sistemas de reuso de água, produtos vindos de reciclagem, entre outras.

Para saber mais:

www.cbic.org.br

www.antac.org.br

www.infohab.org.br

www.teses.usp.br

www.set.eesc.usp.br/public/producao