Abcic é a nova associada colaboradora
Maio/2010

A ABCIC (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), que já tem um convênio de colaboração técnica assinado com a ABECE desde 2007, acaba de se tornar associada colaboradora.

Fundada em outubro de 2001 com o objetivo de difundir e qualificar os pré-moldados de concreto destinados a estruturas, fachadas e fundações, a ABCIC vem cumprindo esse desafio com a constante ampliação da participação de mercado da construção industrializada.

Depois de integrar a cadeia produtiva do segmento, em 2003 lançou o Selo de Excelência ABCIC, que mais que um programa de qualidade, integra a avaliação de aspectos em consonância com as premissas da sustentabilidade: qualidade, segurança e meio ambiente. Sua concessão está condicionada à rigorosa avaliação dos requisitos propostos por entidade independente, o CTE (Centro de Tecnologia em Edificações).

Além de seu papel de articuladora de políticas para a construção industrializada de concreto, a ABCIC atua de forma a promover o desenvolvimento tecnológico e empresarial do setor através da promoção de cursos, seminários, intercâmbio, elaboração de publicações especializadas, convênios com universidades, revisão de normas técnicas, integração com entidades afins e monitoramento das tendências internacionais.

O convênio assinado com a ABECE, em 2007, estabelece a parceria das duas instituições visando colaboração técnica na área de engenharia. Na condição de membros da FIB (Federatión Internationale du Beton), ambas exercem, por tempo indeterminado, as atividades de representação nacional nessa entidade, revezando-se anualmente. Todas as atividades da FIB relacionadas a estruturas pré-moldadas são preferencialmente representadas pela ABCIC e nas demais atividades a representação se dá por meio da ABECE. As informações técnicas recebidas pelas entidades em atividades junto à FIB são integralmente compartilhadas pelas mesmas.

Fruto deste convênio são as edições do “fib-news” que estão disponibilizadas ao Associado ABECE na seção Publicação/fib-news do site da ABECE. Este informativo integra o fib journal Structural Concrete, produzido pela FIB e distribuído aos membros e participantes de suas comissões e grupos de trabalho.

Além disso, a ABECE tem patrocinado parcialmente a ida de delegado representante nos simpósios anuais e congressos quadrienais da FIB.