Término da consulta nacional da NBR 6122
Abril/2010

Encerra-se em 7 de maio de 2010 o prazo do processo de consulta nacional da nova NBR 6122 Projeto de execução de fundações.

Elaborado pela CE-02:152.08 – Comissão de Estudo de Obras Geotécnicas e de Fundações, o novo texto da NBR 6122, que fixa as condições básicas a serem observadas no projeto e execução de fundações de edifícios, pontes e demais estruturas, dividiu a Norma em três partes.

Definições, Investigações e fundações, segurança nas fundações, projetos para fundações rasas, projetos para fundações profundas e Anexos normativos para cada tipo de solução estão contemplados no novo texto, que modificou, ainda, o conceito do projeto e acrescentou o item desempenho de fundação, que torna obrigatória as provas de cargas e o monitoramento de edifícios muito altos ou especiais, além de adicionar novos tipos de fundações.

A consulta nacional é realizada inteiramente on-line, sem qualquer ônus, no endereço www.abntonline.com.br/consultanacional, onde é possível acessar, visualizar, imprimir e apresentar sugestões ao projeto de norma da ABNT e do Mercosul, conforme instruções no próprio site.