NBR 6122 em consulta nacional
Março/2010

Encontra-se em processo de consulta nacional, até o dia 7 de maio de 2010, no endereço www.abntonline.com.br/consultanacional, a norma NBR 6122 Projeto e execução de fundações.

Datada de 1996, a normativa fixa as condições básicas a serem observadas no projeto e execução de fundações de edifícios, pontes e demais estruturas. A nova Norma está dividida em partes que contemplam definições, investigações de fundações, segurança das fundações, projetos para fundações rasas, projeto para fundações profundas e, por fim, uma parte com vários anexos normativos para cada tipo de solução.

O novo texto modificou, ainda, o conceito do projeto, acrescentou o item desempenho de fundação, que torna obrigatória as provas de cargas e o monitoramento de edifícios muito altos ou especiais, e adicionou novos tipos de fundações.

A consulta nacional é realizada inteiramente on-line, sem qualquer ônus, sendo possível acessar, visualizar, imprimir e apresentar sugestões ao projeto de norma da ABNT e do Mercosul, conforme instruções no próprio site.

O projeto da Norma que encontra-se em consulta nacional foi elaborado pela CE-02:152.08 - Comissão de Estudo de Obras Geotécnicas e de Fundações.