Primeiro encontro do ano enfoca o efeito da construção incremental
Janeiro/2010

Uma das mais delicadas dúvidas na área de projeto estrutural, a construção incremental será abordada no primeiro encontro mensal de 2010 promovido pela ABECE no dia 27 de janeiro, a partir das 18h30, com o eng. Mario Franco.

A preocupação com o aproveitamento dos softwares de forma mais apurada deve incentivar a análise incremental, que considera a distribuição dos esforços estruturais por fase de execução. A idéia geral é construir a solução para poucos pavimentos e acrescentar um andar de cada vez tentando observar como a distribuição dos esforços se comporta.

Sob o título Brookfield Towers. Análise incremental. Retração. Deformação lenta, a palestra abordará a distribuição das cargas na fundação devidas ao peso próprio do edifício através da análise clássica andar por andar e da análise global do edifício, a influência do método construtivo (construção por estágios) na distribuição das reações e na deformação do edifício, a comparação dos resultados dessa análise com os dos métodos tradicionais (soma das cargas andar por andar; análise global com modificação da rigidez axial dos pilares) e a evolução da influência da retração e da deformação lenta em períodos longos.

Ao final da apresentação, serão apresentadas as conclusões e será aberto o debate entre os participantes e o palestrante.

Engenheiro civil pela EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), doutor pela mesma universidade, o eng. Mario Franco é professor do Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações. Sócio fundador do Escritório Técnico Julio Kassoy e Mario Franco Engenheiros Civil, em 1952, já participou de mais de dois mil projetos estruturais, publicou artigos técnicos em revistas nacionais de estrangeiras e ministrou curso de pós-graduação e extensão universitária em diversas cidades do Brasil, tendo sido professor visitante do Inst. Sup. Téc. da Universidade Técnica de Lisboa e em Macau. Recebeu o Prêmio Emílio Baumgart (IBRACON – 1985), Prêmio Talento Engenharia Estrutural (ABECE/GERDAU – 2003, 2005 e 2008), Prêmio “Eminente Engenheiro do Ano de 2001 e Prêmio “Melhor trabalho técnico do ano” em 1999, 2002 e 2003 (IE).

A palestra tem vagas limitadas e as inscrições podem ser feitas no endereço http://abece.com.br/web/cursos/inscricao_g.asp. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3938-9400 ou no e-mail eventos_abece@abece.com.br.

Os encontros mensais são promovidos pela ABECE em sua sede (Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993 - cj. 61 - São Paulo - SP) com o intuito de reunir associados e interessados em torno de temas e objetivos comuns aos projetistas estruturais. Precedidos por happy hour, possibilitam, ainda, um importante momento de confraternização.

Excepcionalmente, este encontro será transmitido ao vivo a partir das 18h30. Para assisti-lo clique aqui.