ENECE 2009 discute aplicação de novas tecnologias
Novembro/2009

Aproximadamente 180 profissionais da área acompanharam a programação do ENECE 2009 - 12º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, realizado pela ABECE no dia 12 de novembro de 2009, no WTC Convention Center, em São Paulo (SP).

Sob o tema A Aplicação de novas tecnologias de projeto, construção e gestão, o evento trouxe especialistas para apresentar as recentes tecnologias que estão alterando a forma de projetar e gerir obras, facilitando a resolução de interferências e aumentando a padronização de insumos.
Renomados profissionais foram convidados para proferir palestras que visaram promover o debate e difundir conhecimento sobre os mais novos conceitos buscando esclarecer suas particularidades, como a tecnologia BIM (Building Information Modeling).

O evento contou com duas palestras internacionais proferidas pelo eng. Stephen Pessiki, professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Lehigh (EUA), sobre desempenho estrutural e térmico de paineis de sanduíche de concreto pré-moldado e sobre o efeito do fogo nas estruturas.

“Além de promover o debate e a difusão de conhecimento, o ENECE é um importante ponto de encontro entre os profissionais da área que permite a troca de experiências e a união da categoria”, enfatiza o presidente da ABECE eng. Marcos Monteiro.

Quatro profissionais foram agraciados com o título de associados honorários da ABECE em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à engenharia estrutural: Aluizio Alberto Monteiro D´Avila, Ivan Lippi Rodrigues, Sebastião Muniz Granja e Stephen Pessiki.

O encerramento do encontro foi marcado pela entrega do VII Prêmio Talento Engenharia Estrutural, promovido pela ABECE e pela Gerdau. Foram premiados projetistas estruturais vencedores nas categorias Edificações, Infraestrutura, Pequeno Porte e Obras Especiais.

Clique aqui e confira as palestras apresentadas no ENECE 2009