VII Prêmio Talento Engenharia Estrutural revela vencedores
Novembro/2009

A ABECE, em parceria com a Gerdau, anunciou na noite de 12 de novembro de 2009, em festa realizada no WTC Convention Center, em São Paulo (SP), os vencedores da edição 2009 do Prêmio Talento Engenharia Estrutural, principal premiação da área no País.

Foram reconhecidos os trabalhos desenvolvidos por engenheiros nas obras Estaleiro Atlântico Sul, em Pernambuco, Porto Centro Atlântico do Complexo Industrial da CSA – Companhia Siderúrgica do Atlântico, no Rio de Janeiro, Condomínio Top Towers, em São Paulo, e uma casa em Paraty, no Rio de Janeiro.

O Prêmio Talento Engenharia Estrutural também entregou menção honrosa aos profissionais responsáveis pelas obras Portal Estaiado, no Paraná, Edifício Comercial Avenida Juscelino Kubitscheck, em São Paulo, Remodelação da Estação Saldanha do Metropolitano de Lisboa (Portugal), e Passarela Curva do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Divididos em quatro categorias (obras especiais, infraestrutura, edificações e obras de pequeno porte), os trabalhos foram julgados por uma equipe formada por membros da Gerdau e da ABECE. Os critérios avaliados foram cumprimento do regulamento, uso apropriado de materiais, economia de produtos durante a construção, originalidade e criatividade de layout e adequação harmônica ao ambiente no qual o projeto está inserido.

Em cada categoria, foram apontados um vencedor e uma menção honrosa. Os primeiros colocados ganharam troféu e certificado, bem como uma viagem a Las Vegas (EUA) para participar da feira World of Concrete, a ser realizada em fevereiro. Os profissionais responsáveis pelos projetos com menção honrosa receberam placa alusiva ao evento além de certificado.

O primeiro colocado na Categoria Obras Especiais é o eng. Eduardo Barros Millen, com o Galpão Área 5 do Estaleiro Atlântico Sul, localizado na Ilha de Tatuoca - Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca (PE). O profissional foi responsável pela obra do Galpão Área 5 do Estaleiro Atlântico Sul, que compreende um complexo formado por outros quatro galpões industriais, além de áreas administrativas, cais e dique seco. O Estaleiro recebeu investimentos de R$ 1,4 bilhão e tem capacidade instalada de processamento de 160 mil toneladas de aço por ano.

Na Categoria Infraestrutura, o vencedor é o eng. Flávio de Lima Ferreira Alves, com o Porto Centro Atlântico do Complexo Industrial da CSA – Companhia Siderúrgia do Atlântico, na Baía de Sepetiba (RJ). A obra integra o futuro complexo siderúrgico, por onde serão escoadas as cinco milhões de toneladas de placas de aço que serão produzidas, para exportação, quando a usina estiver em plena capacidade de operação. As obras civis do Terminal Portuário compreendem um píer com 700 metros de extensão, dividido em píer de carvão com 413 metros e píer de produtos siderúrgicos com 287 metros, e uma ponte de acesso com 3.825 metros de extensão.

Já o vencedor da Categoria Edificações é o eng. Valdir Silva da Cruz, com o Condomínio Top Towers, no bairro Paraíso, em São Paulo (SP). Trata-se de um inusitado projeto de condomínio comercial com duas torres, de 20 e 22 andares, cujas formas foram executadas exclusivamente para cada andar, resultando em 42 formas somente para a parte comercial destinada a escritórios.

Na Categoria Pequeno Porte, o vencedor é o eng. Carlos Otavio de Souza Gomes com a obra de uma casa na Praia de Santa Rita, na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. Concebida em concreto armado, a residência conta com grande vão livre sustentado por vigas e pilares.

Além disso, o Prêmio Talento Engenharia Estrutural presta homenagem com menção honrosa aos profissionais que se destacaram nas quatro categorias. Em obras especiais, reconhece-se o trabalho de Jeferson Luiz Andrade com a Passarela Curva do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo (SP). Em infraestrutura, Ivan José de Godoy Mazella recebe menção honrosa pela remodelação da estação de metrô Saldanha, localizada na cidade portuguesa de Lisboa. Na categoria edificações, o destaque é Paulo Eduardo Bacchin com edifício comercial na Avenida Juscelino Kubitscheck, em São Paulo (SP). Já em pequeno porte o homenageado é João Amilton Mendes pelo Portal Estaiado do Condomínio Club La Défense, em Ponta Grossa (PR).

Clique aqui e veja as fotos

Veja divulgação dos vencedores e suas obras no Portal Pini