Novas tecnologias de projeto, construção e gestão no ENECE 2009
Outubro/2009

Já estão abertas no endereço http://www.abece.com.br/enece2009 as inscrições para o 12º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural promovido pela ABECE no dia 12 de novembro de 2009, das 8 às 19 h, no WTC Convention Center, em São Paulo (SP).

Sob o tema Aplicação de novas tecnologias de projeto, construção e gestão, o evento é dirigido a profissionais da área de projetos estruturais, construtores, estudantes e interessados em geral.

A programação inclui palestras de renomados profissionais, cujas apresentações trarão como enfoque a crescente utilização de novos conceitos que prometem alterar completamente a forma de projetar e gerir as obras, diminuindo a resolução de interferências e aumentando a padronização de insumos. Esse conceito, traduzido na tecnologia BIM (Building Information Modeling), requer uma reestruturação completa da cadeia da construção, para a qual todos devem estar preparados.

O objetivo da ABECE é promover o debate e a difusão de conhecimento sobre essas recentes tecnologias buscando esclarecer suas particularidades.

Convidado especialmente para o evento, o eng. Stephen Pessiki, professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Lehigh (EUA), vai proferir palestras sobre o desempenho estrutural e térmico de painéis de sanduíche de concreto pré-moldado e sobre os efeitos do fogo nas estruturas.

No final do encontro, acontece a festa de premiação dos vencedores da sétima edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural, promovido pela ABECE e pela Gerdau. Serão premiados quatro trabalhos nas categorias Infraestrutura, Edificações, Pequeno Porte e Obras Especiais, além de ser concedida uma menção honrosa para cada categoria.