Workshop ABECE na Concrete Show 2009 despertou grande interesse
Setembro/2009

O workshop promovido pela ABECE no dia 27 de agosto de 2009, segundo dia da Concrete Show South America 2009, reuniu aproximadamente 120 profissionais em torno da discussão sobre critérios de conformidade do concreto. Na ocasião, foi distribuído um documento, elaborado por um grupo de estudo constituído pela ABECE, que visa colaborar para o estabelecimento de procedimentos para os casos em que o concreto se apresentar não conforme.

Como tratar os casos em que se obteve resistência abaixo da especificação do projeto sempre foi um tema polêmico por envolver projetistas, tecnologistas, construtoras e concreteiras. Para o workshop, foram convidados os professores doutores engenheiros Péricles Brasiliense Fusco, Paulo Helene e José Roberto Braguim.

Em suas exposições, eles abordaram, respectivamente, as recomendações para análise de estruturas cujo fck de projeto não foi atingido, as diretrizes a serem seguidas pelos consultores em tecnologia dos materiais e laboratórios de ensaio e os exemplos de análise e reforços aplicando as mais novas tecnologias.

Por gerar grandes discussões na execução das obras de concreto, os critérios de conformidade do concreto têm sido objeto de estudo de um grupo formado pela ABECE e que vem se reunindo desde maio deste ano com o objetivo de elaborar uma recomendação baseada nas normas técnicas pertinentes para esclarecer pontos e procedimentos que geram dúvidas com relação aos casos em que o concreto apresenta não conformidade.

O documento elaborado por este grupo (composto pelos engenheiros Alexandre Tomazelli, Francisco Paulo Graziano, Marcos Monteiro, Paulo Helene, Péricles Brasiliense Fusco, Suely Bueno e Thomas Carmona) e entregue aos participantes do workshop em forma de proposta da ABECE procura estabelecer procedimentos mínimos de controle de qualidade a serem adotados em casos em que são obtidas resistências abaixo daquelas especificadas pelo projeto.

A intenção do documento é colaborar para o estabelecimento de procedimentos bem fundamentados na teoria de segurança estrutural propondo critérios de análise nos casos em que o concreto se apresentar não conforme.

"A ABECE não apresentou um documento acabado e o mesmo encontra-se aberto para receber sugestões para o seu aperfeiçoamento por intermédio de um Comitê Técnico que estamos criando. Queremos buscar um acordo entre as entidades representativas, ABECE, Ibracon, Sinduscon, ABESC e laboratórios com relação aos procedimentos a serem adotados quando da detecção de problemas de conformidade no concreto”, justifica o presidente da Associação eng. Marcos Monteiro.

Confira as palestras apresentadas no Workshop ABECE Estruturas de concreto e critérios de conformidade.