Regional Curitiba promove palestra
Julho/2009

A ABECE, por intermédio da Delegacia Regional de Curitiba, realiza, no dia 5 de agosto de 2009, às 19 h, a palestra Estado Limite de Serviço de Vibrações Excessivas: Análise, Projeto e Avaliação, com o eng. Sérgio Stolovas.

Engenheiro de estruturas e assessor de projetos de bases de maquinarias pesadas e efeitos dinâmicos em geral, Stolovas está envolvido, desde 1985, em projetos de estruturas em regiões sísmicas, em comitês de normas e em programas de mitigação de danos no Médio Oriente, América do Sul, Europa e Estados Unidos.

O programa da palestra abordará desde as noções gerais dos conceitos de frequência natural e modos próprios de vibração, os efeitos de ressonância e exigências normativas, respeito da aceitabilidade funcional associada aos mesmos, até a análise de Fourier aplicado à formulação de excitações e carregamentos padronizados e as ferramentas de cálculo e avaliação da aceitabilidade dos níveis de resposta vibracional.

No final, o palestrante apresentará um roteiro de projetos introduzindo a Análise e Controle da Resposta Vibracional nas etapas de concepção e cálculo das estruturas.

A palestra acontece no IEP-PR - Instituto de Engenharia do Paraná (Rua Emiliano Perneta, 174 - Centro - Curitiba - PR). Outras informações podem ser obtidas por intermédio do telefone (41) 3342-8575.