Encontro Mensal apresenta casos onde contenções sofreram modificações
Julho/2009

No dia 28 de julho de 2009, em encontro promovido pela ABECE em sua sede nacional, o eng. Efraim Zaclis apresentará a palestra Escavações profundas ao lado de edifícios de porte apoiados em fundações rasas.

Formado em Engenharia Civil pela EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), o eng. Zaclis é consultor técnico de solos e fundações da Neotex - Consultoria e Representações desde 1974, sócio diretor e responsável técnico da Zaclis, Falconi e Engenheiros Associados desde 1982 e conselheiro da ABEG (Associação Brasileira das Empresas de Projeto e Consultoria em Engenharia Geotécnica), entidade da qual é ex-presidente.

Sua apresentação mostrará dois casos práticos onde as contenções tiveram que ser modificadas. Em uma delas, a nova contenção poderia afetar a estrutura do prédio vizinha; na outra, houve a necessidade de reforço nas contenções em virtude de fundações rasas não previstas.

A palestra será realizada na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993 - cj. 61 - São Paulo - SP. As vagas para a palestra são limitadas e informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3938-9400 ou pelo e-mail eventos_abece@abece.com.br.

Os encontros mensais são promovidos pela ABECE com o objetivo de reunir associados e interessados em torno de temas comuns aos projetistas estruturais. Precedidos por happy hour, possibilitam, ainda, um importante momento de confraternização.