A misteriosa reação álcali-agregado é tratada em palestra
Junho/2009

O encontro mensal que acontece no dia 30 de junho de 2009, a partir das 18h30, traz o Prof. Dr. Claudio Sbrighi Neto para falar sobre a RAA (reação álcali-agregado), fenômeno perigoso que vem sendo estudado pelo meio técnico.

Intitulada A misteriosa reação álcali-agregado - conceitos atuais, a palestra pretende abordar a RAA no Brasil e no mundo, traçando um histórico de sua existência, a interpretação da norma NBR15577 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e a prevenção e tentativas de correção desta reação química.

O palestrante é diretor do CB-18 Comitê Brasileiro de Normas Técnicas de Concreto, Cimento e Agregados da ABNT e coordena a Comissão de Estudos de Requisitos e Métodos de Ensaios de Agregados, responsável pela NBR 15577, referencial especializado com resumo dos conceitos atualizados sobre a avaliação da reação álcali-agregado, estabelecimento de parâmetros como a classificação de riscos, conceitos petrográficos específicos, entre outras orientações importantes para o segmento da construção civil.

Geólogo pela USP (Universidade de São Paulo), doutor em Engenharia Civil pela EPUSP (Escola Politécnica da Universidade São Paulo), Sbrighi também é professor orientador do Mestrado Profissional IPT na área de Habitação, diretor do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto), presidente da CPTI (Cooperativa de Serviços e Pesquisas Tecnológicas e Industriais), consultor da Engemix, Concrepav, Holcim, Megamix, Lafarge, ANEPAC e Sindipedras e de diversas empresas produtoras de agregados, concretos e argamassas, consultor “ad-hoc” da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e do Curso de Pós-graduação do Instituto de Geociências da USP e tem mais de 50 trabalhos técnicos nas áreas de Engenharia Civil, Geologia e Meio Ambiente publicados em congressos nacionais e internacionais.

A palestra será realizada na sede nacional da ABECE, que fica na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993 - cj. 61 - São Paulo - SP. As vagas são limitadas e informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3938-9400 ou pelo e-mail eventos_abece@abece.com.br. Inscrições podem ser efetuadas pelo acesso http://www.abece.com.br/web/cursos/inscricao_g.asp.

Os encontros mensais são promovidos pela ABECE com o objetivo de reunir associados e interessados em torno de temas comuns aos projetistas estruturais. Precedidos por happy hour, possibilitam, ainda, um importante momento de confraternização.