Diretor da ABECE dá palestra no CINPAR 2009
Maio/2009

No dia 12 de junho de 2009, às 17h30, durante a programação do CINPAR 2009 - 5º Congresso Internacional sobre Patologia e Reabilitação de Estruturas, o diretor da ABECE eng. Thomas G. Carmona vai proferir a palestra Inspeção, recuperação e proteção do cais do Terminal Graneleiro do Guarujá - SP.

Os trabalhos de inspeção, projeto e acompanhamento das obras de recuperação e proteção dos Cais do TGG e TERMAG, localizados na cidade do Guarujá (SP), serão abordados na palestra, que destacará as características das estruturas e a necessidade de utilização de equipamentos de maior carga, que levou à necessidade do restabelecimento da capacidade original do píer e ainda um reforço para aumento desta capacidade.

Ele falará, ainda, sobre os ensaios realizados e as dificuldades para inspeção, com apresentação de alguns resultados mais importantes, a tipificação dos danos observados e o fluxo de informação e peculiaridades para a execução da obra.

A palestra abrirá a seção plenária de exposição de artigos e, no final, o eng. Carmona mediará os debates sobre os assuntos abordados.

Engenheiro Civil pela FAAP (Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Álvares Penteado), mestre em engenharia pela EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) na linha de pesquisa "Corrosão de Armaduras" e master pelo Instituto Eduardo Torroja de Ciências da Construção - Espanha, o eng. Carmona é diretor da Exata Engenharia e Assessoria SS Ltda., onde atua em muitos trabalhos por todo o Brasil nas áreas de Patologia das Construções e Projeto Estrutural. Realizou trabalhos de pesquisa sobre materiais de construção destinados a obras marítimas para a ROM - Recomendação de Obras Marítimas de "Puertos del estado de España" e ministrou diversas palestras e cursos em várias cidades do Brasil sobre Vida Útil, Projeto, Patologia, Reparo, Reforço e Proteção de Estruturas de Concreto.

O CINPAR 2009 acontece no período de 11 a 13 de junho no Hotel Four Points By Sheraton, em Curitiba (PR), promovido pelo Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto), IEMAC (Instituto de Estudos de Materiais de Construção) e Instituto Idd, com apoio da ABECE, entre outras entidades. Associados da ABECE têm desconto nas inscrições. Outras informações podem ser obtidas por intermédio do endereço http://www.cinpar2009.com.br.