Encontro Mensal discute viabilidade econômica de edifícios em aço
Março/2009

No dia 31 de março de 2009, às 18h30, os engenheiros Fernando Ottoboni Pinho e Fernando Cesar Firpe Penna participarão de encontro mensal na sede da ABECE, em São Paulo (SP), para apresentar a palestra Viabilidade Econômica de Edifícios em Aço: o novo manual do CBCA.

Como e quando construir em aço, a viabilidade econômica do empreendimento, a análise do empreendimento em aço (planilhas interativas) - assuntos tratados no recente manual lançado pelo CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço) – serão destacados pelos palestrantes, que apresentarão, no final da exposição, alguns estudos de caso.

Fernando Ottononi Pinho é engenheiro civil pela Escola de Engenharia de Volta Redonda e criou, em 2002, a METALFOP Engenharia que presta serviços de consultoria técnica e ministra cursos na área de estruturas metálicas e, desde esta data, atua como consultor técnico da Gerdau Açominas na Gerência de Desenvolvimento dos Perfis Estruturais. É autor dos livros Edifícios de Múltiplos Andares em Aço (Editora Pini), Manual de Pontes e Viadutos em Vigas Mistas – CBCA, Manual de Viabilidade Econômica - CBCA e do Capítulo Produtos Metálicos Estruturais do Manual de Materiais do Ibracon.

Já o eng. Fernando Cesar Pires Penna é formado pela Escola de Engenharia da UFMG e, em 2000, criou a DOMANI Arquitetura e Engenharia, que presta serviços de consultoria técnica e elaboração de projetos arquitetônicos e de engenharia em geral, principalmente voltados para construções residenciais, destacando-se as construções a baixo custo. Ultimamente, tem se dedicado ao desenvolvimento de edificações residenciais em Steel Framing, especialmente focadas nas construções econômicas e Habitações de Interesse Social. É professor do Curso de Especialização em Construção Civil da Escola de Engenharia da UFMG e foi coautor do Manual de Viabilidade Econômica – CBCA.

A palestra tem vagas limitadas. Informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3938-9400 ou no endereço e-mail eventos_abece@abece.com.br.

Os encontros mensais são promovidos pela ABECE em sua sede (Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993 - cj. 61 - São Paulo - SP) com o intuito de reunir associados e interessados em torno de temas e objetivos comuns aos projetistas estruturais. Precedidos por happy hour, possibilitam, ainda, um importante momento de confraternização.