Especialização em Patologia nas Obras Civis tem apoio da ABECE
Janeiro/2009

Com vagas disponíveis para turmas em São Paulo (SP) e Curitiba (PR), estão abertas as inscrições para o curso de especialização em Patologia nas Obras Civis, promovido pelo ESSEI (Escola Superior de Estudos Empresariais e Informática) por intermédio do Instituto Idd, com apoio da ABECE, entre outras entidades.

Dirigido a engenheiros, arquitetos, tecnólogos, profissionais que trabalham em empresas ou órgãos públicos e privados, o curso se estende ainda a acadêmicos de 5º ano e graduados em Engenharia ou Arquitetura que pretendam aprimorar seus conhecimentos na área de patologia das construções.

A carga horária total do curso é de 426 horas aula e terá início em março de 2009 com aulas às sextas-feiras, das 19 às 22h40, e sábados, das 8 às 17h10.

Visando aprimorar o conhecimento dos engenheiros civis, arquitetos docentes e profissionais envolvidos na área de patologia, oferecendo a oportunidade de reciclagem e aprofundamento de experiências teóricas e práticas, o curso conta com corpo docente composto por renomados profissionais, entre eles o diretor da ABECE eng. Thomas Garcia Carmona.

As disciplinas programadas são: Introdução à Patologia nas Obras Civis, Mecanismos de Degradação, Sintomatologia e Ensaios para Diagnóstico; Ensaios, Vida Útil, Métodos de Avaliação e Cases; Produtos de Recuperação; Técnicas de Recuperação; Sistemas de Impermeabilitação; Patologia nos Sistemas Hidráulicos Prediais; Problemas Técnicos Jurídicos nas Construções; Patologia nos Pisos; Patologia nos Revestimentos; Patologia em Pavimentos Rígidos; Patologia em Pavimentos Flexíveis; Patologia em Fundações; Vistoria de Pontes e Viadutos de Concreto; Monitoração Estrutural; Patologia em Barragens; Reforço Estrutural; Avanços em Diagnósticos de Estruturas de Concreto.

O curso está sob a coordenação do Prof. Eng. José Roberto Saleme Filho (em São Paulo) e Prof. Cesar De Luca (em Curitiba). Em São Paulo, será realizado no Hotel Matsubara, no bairro Paraíso, e na capital paranaense, o mesmo acontece no MABU Royal & Premium Hotel.

As inscrições devem ser efetuadas até o dia 13 de março de 2009. Associados da ABECE têm desconto e informações podem ser obtidas pelo site www.institutoidd.com.br.