Encontro Mensal apresenta a inovação das paredes de concreto
Janeiro/2009

Abrindo os encontros mensais de 2009, o eng. José Roberto Braguim é o convidado do dia 27 de janeiro para abordar, na sede da ABECE, em São Paulo (SP), o tema Algumas considerações sobre projeto de estruturas com paredes de concreto.

Boa solução para empreendimentos que tenham alta repetitividade, necessidade de padronização e rapidez na construção, as técnicas de execução com paredes de concreto vêm sendo aplicadas com sucesso em alguns países, como Chile e Colômbia, e ganhando espaço no Brasil.

Em sua palestra, o eng. Braguim, vai conceituar a técnica, destacar a normalização da Coletânea de Ativos da Comunidade da Construção, falar sobre a determinação dos esforços solicitantes, o necessário dimensionamento e fará comentários sobre o detalhamento do projeto de estruturas com paredes de concreto.

Engenheiro civil formado pela Escola de Engenharia de São Carlos, com mestrado e doutorado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, o eng. Braguim já foi professor de disciplinas relacionadas com engenharia estrutural na UNIP e Universidade Mackenzie; engenheiro pesquisador do Agrupamento de Estruturas do IPT entre 1980 e 1986 e presidente da ABECE na gestão 2006-2008; membro do IABSE e sócio da OSMB Projetos e Consultoria S/C Ltda., que desenvolve projetos de estruturas de edifícios em concreto armado e em alvenaria estrutural, edifícios industriais e comerciais, reservatórios de água de grande capacidade e silos de armazenamento de areia e grãos, avaliação de segurança estrutural, projeto de reforço e recuperação de estruturas.

A palestra tem início às 18h30 com um happy hour. As inscrições devem ser feitas por intermédio do telefone (11) 3938-9400 ou e-mail eventos_abece@abece.com.br.

Os encontros mensais são promovidos pela ABECE em sua sede (Av. Brigadeiro Faria Lima, 1993 - cj. 61 - São Paulo - SP) com o intuito de reunir associados e interessados em torno de temas e objetivos comuns aos projetistas estruturais.