Palestras de Stephen Kanitz e do engenheiro português Paulo Fernandes marcaram o ENECE 2008
Outubro/2008

Sob o tema A importância da qualidade na engenharia estrutural cerca de 200 profissionais entre projetistas estruturais, construtores, estudantes e interessados em geral acompanharam, no dia 23 de outubro de 2008, as atrações do ENECE 2008 - 11º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural.

“A escolha deste tema, em evidência no atual cenário, propiciou a discussão de aspectos que envolvem a segurança das edificações, além de procedimentos de execução que conduzem a construções duráveis e viáveis economicamente, ou seja, assuntos que impactam diretamente na qualidade e, como conseqüência, nos usuários das edificações”, reforça o coordenador técnico do evento e presidente da ABECE empossado na ocasião eng. Marcos Monteiro.

A palestra de abertura foi proferida pelo articulista da Revista Veja Stephen Kanitz, que abordou, de maneira clara e descontraída, as perspectivas do mercado brasileiro frente à atual crise econômico-financeira global.

Destaque especial do evento também foi a presença do engenheiro português Paulo Fernandes que falou, em dois momentos, da questão do controle da qualidade, legislação e procedimentos, e do controle e melhoria da qualidade com a utilização de soluções protendidas.

Temas como aplicação de conceitos de qualidade na construção civil, qualidade e competitividade na utilização de estruturas metálicas, aspectos relevantes da qualidade do software estrutural e sua influência na elaboração de projetos e paredes de concreto nas habitações – velocidade com qualidade foram abordados durante o Encontro por renomados profissionais (Pericles Brasiliense Fusco, Ernesto Tarnoczy Junior, Nelson Covas, Arnoldo Wendler, Wanda Vaz e Ana Claudia Camargo de Oliveira). O conteúdo das palestras já está disponibilizado no site da ABECE – seção Eventos/ENECE.

Cinco profissionais da área foram agraciados com o título de sócios honorários em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à engenharia estrutural: Antonio Carmona Filho, José Roberto Bernasconi, Hugo Alcântara Mota, Walter de Almeida Braga e Paulo Casimiro Ribas Fernandes.

O ENECE contou, ainda, com a posse da diretoria eleita para o biênio 2008-2010.

Clique aqui e confira as palestras apresentadas