Workshop Internacional de Alvenaria tem apoio da ABECE
Setembro/2008

No dia 16 de outubro de 2008, a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) promove, com apoio da ABECE (por intermédio da Delegacia Regional de Belo Horizonte), da ANICER (Associação Nacional da Indústria Cerâmica) e do Sinduscon-MG (Sindicato da Indústria da Construção Civil de Minas Gerais), o Workshop Internacional de Alvenaria.


O programa do evento foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas da Universidade e contemplará os seguintes temas: Norma brasileira de projeto execução e controle de alvenaria estrutural de blocos cerâmicos; dimensionamento de alvenaria não estrutural para fechar grandes espaços; construção em alvenaria estrutura protendida; eficiência energética, desempenho térmico e acústico de edificação de alvenaria; comportamento de alvenaria de blocos de concreto celular autoclavado; gestão de projetos e da construção de edificação de alvenaria; patologias e recuperação de edificação de alvenaria; panorama europeu da utilização de alvenaria com juntas horizontais aramadas; e estudo de caso.


Os palestrantes convidados são os professores doutores Paulo Lourenço (Universidade do Minho - Portugal), Márcio Corrêa (EESC-USP), Roberto Márcio da Silva (UFMG), Guilherme Parsekian (UFSCAR), Roberta Vieira Gonçalves de Souza (UFMG), Dr. Pol Timperman (Bekaert – Bélgica), Prof. MSc. Roberto Coelho (Racional Sistemas Construtivos) e o eng. José Inácio Linhares Vasconcelos (Via Engenharia).


O workshop será realizado das 9 às 18 h no Auditório da Reitoria da UFMG (Av. Antonio Carlos, 6627 – Pampulha – Belo Horizonte – MG). As inscrições vão até o dia 15 de outubro e devem ser feitas pelo site http://www.fco.eng.ufmg.br. Outras informações podem ser obtidas por intermédio do telefone (31) 3409-1903.