Videochat com o eng. José Roberto Braguim
Setembro/2008

Esperando repetir o mesmo sucesso alcançado com o eng. Mario Franco, em que mais de 100 pessoas estiveram on-line para trocar idéias com o especialista, acontece no dia 26 de setembro de 2008 um bate-papo virtual com o eng. José Roberto Braguim.

Presidente da ABECE e um dos sócios fundadores da Associação, o eng. Braguim é formado pela Escola de Engenharia de São Carlos, com mestrado e doutorado pela EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo). Foi engenheiro pesquisador do Agrupamento de Estruturas do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), de 1980 a 1996, exercendo atividades de análise teórico-experimental de segurança estrutural de edificações, pontes, viadutos e estruturas especiais.

É sócio da OSMB Projetos e Consultoria, desenvolvendo projetos estruturais de edifícios de concreto armado e em alvenaria estrutural, edifícios industriais e comerciais, reservatórios de água de grande capacidade e silos de armazenamento de areia e grãos, além de avaliação de segurança estrutural e projetos de reforço e recuperação de estruturas.

É autor de vários artigos técnicos publicados em revistas especializadas e disseminados em seminários realizados no Brasil e no exterior, participa de grupos de trabalhos em normas da ABNT, é consultor “Ad hoc” para validar financiamentos de pesquisas para a FINEP e membro do IABSE – International Association for Bridge na Structural Engeneering, Zürich.

Para participar do bate-papo com o eng. Braguim e saber mais sobre os planos, carreira, mercado de trabalho para o projetista estrutural, tendência atual do setor da construção civil e a importância do Prêmio Talento Engenharia Estrutural, basta acessar o site www.premiotalento.com.br e clicar no link para o videochat. Perguntas poderão ser enviadas antecipadamente por intermédio do próprio site.

O VI Prêmio Talento de Engenharia Estrutural está com as inscrições encerradas. Mais de 180 projetos estruturais se inscreveram nesta edição e os vencedores das categorias Obras Especiais, Infra-estrutura, Obras de pequeno porte e Edificações serão conhecidos no dia 22 de outubro e receberão uma viagem para participação na feira World of Concrete, maior evento mundial do segmento de concreto, a ser realizada em Las Vegas (EUA).