ABECE lança planilha para aplicação do método do tempo equivalente
Julho/2008

Já está disponível no site da ABECE - seção Serviços/Incêndio, exclusivamente aos associados, uma planilha para aplicação do método do tempo equivalente para os grupos “A”, “B” e “D”.

Esta planilha é o resultado de uma parceria entre o grupo de estudos da NBR 6118:2003, que se reunia aos sábados, durante o ano de 2007, no IE-SP, e o Prof. Dr. Valdir Pignatta e Silva, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, o maior especialista em assuntos de estruturas em incêndio no Brasil.

O instrumento permite executar o cálculo do tempo equivalente, tendo em vista as informações lançadas como classificação das edificações e áreas de risco quanto à ocupação, cargas de incêndios específicas por ocupação, fatores das medidas de segurança contra incêndio, características da edificação, risco de ativação do incêndio, fator K e fator E.

A responsabilidade pelo uso e avaliação dos resultados obtidos por intermédio da planilha é exclusiva do usuário, ficando as instituições e os autores isentos de quaisquer responsabilidades legais de qualquer natureza.

A ABECE espera que esta nova ferramenta possa contribuir, sobremaneira, para a boa execução do projeto estrutural, garantindo maior segurança das obras em relação ao tópico incêndio.