ABECE no seminário sobre a realidade da Amazônia
Junho/2008

O presidente da ABECE José Roberto Braguim participou, no dia 10 de junho de 2008, no Clube Espéria (em São Paulo - SP), do seminário A Realidade da Amazônia: Soberania ameaçada, farsa ou realidade?, promovido por mais de cem entidades representativas da sociedade organizada, dentre elas as integrantes do Fórum Permanente em Defesa do Empreendedor (do qual a Associação é membro).
Cerca de 700 pessoas prestigiaram o evento que teve como objetivo envolver as diversas camadas da sociedade na discussão a respeito do impasse sobre a demarcação contínua na reserva indígena Raposa Serra do Sol, que tem causado conflitos no Estado de Roraima e gerado a discussão do tema ambiental, não só nas agendas política, econômica e social brasileiras, mas também no cenário internacional, tendo em vista a importância da Floresta Amazônica para o equilíbrio ecológico do planeta.
Um dos expositores do encontro, o General Luiz Gonzaga Lessa, ex-comandante militar da Amazônia, alertou que o conflito em Raposa Terra do Sol pode colocar em risco a própria soberania brasileira, uma vez que está relacionada com a tentativa de transformar toda aquela área, onde vive boa parte das nações indígenas, em uma nação distinta do Brasil.
O evento contou, ainda, com exposições do índio macuxi Jonas de Souza Marcolini, do deputado federal Aldo Rebelo e do professor da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Denis Rosenfield.
Segundo o eng. Braguim, as declarações foram contundentes e importantes para alertar sobre a necessidade do envolvimento da sociedade organizada com relação à Amazônia. “A ABECE se solidariza com a questão e ficará atenta ao desenrolar dos fatos, se colocando sempre à disposição para apoiar os caminhos necessários para uma boa solução em prol do desenvolvimento do país e do equilíbrio ecológico do planeta”, enfatiza.