Delegacia Regional de Belo Horizonte promove curso sobre lajes protendidas
Abril/2007

Estão abertas as inscrições para o curso Teoria e Práticas Atuais do Projeto de Lajes Protendidas que será realizado no período de 9 a 12 de maio de 2007 com o objetivo de desmitificar o concreto protendido e demonstrar que se trata de uma técnica simples de ser utilizada e muito vantajosa para as estruturas de grandes vãos.

Promovido pela ABECE, através da Delegacia Regional de Belo Horizonte, sob o patrocínio da Belgo-Arcelor Brasil e apoio da Impacto Protensão e Adapt, o curso será ministrado pelo eng. Giordano José Loureiro, especializado em análise e projetos de estruturas protendidas pela Adapt Corporation, Califórnia (Estados Unidos).

O desenvolvimento do curso se dará com o objetivo de transmitir o conjunto de critérios adotados nos projetos de lajes protendidas com cordoalhas engraxadas, desde a concepção da estrutura, os métodos de análise, o dimensionamento e o detalhamento das armaduras ativas e passivas, destacando os conceitos fundamentais da protensão e, sempre que possível, fazendo um paralelo entre as recomendações da NBR 6118:2003 e do ACI 318-05.

A última etapa do curso contempla a apresentação do projeto completo de um piso protendido, que será desenvolvido utilizando os programas Adapt-PT e Adpat-Floor Pro (MEF).

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até o dia 2 de maio. O curso será realizado das 14h30 às 20 h na sede social da Belgo-Arcelor Brasil (Rodovia BR 262 Km 3 - Anel Rodoviário - Bairro Olhos D´Água - Belo Horizonte - MG). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3284-4092.