Análise e especificação de módulo de elasticidade do concreto são abordados em Encontro Mensal
Abril/2007

Na terça-feira, dia 24 de abril, a partir das 18h30, a ABECE promove mais um encontro mensal e recebe a eng. Inês L. S. Battagin para abordar o tema Módulo de Elasticidade do Concreto - Como analisá-lo e especificá-lo.

Partindo da conceituação e das exigências da norma brasileira de projeto estrutural, a palestrante discorrerá sobre as variáveis que interferem na determinação do módulo, os ajustes na metodologia brasileira de ensaio e as novas propostas para controle da variabilidade e disseminação do ensaio.

A eng. Inês Laranjeira da Silva Battagin é superintendente do ABNT/CB-18 - Comitê Brasileiro de Cimento, Concreto e Agregados da Associação Brasileira de Normas Técnicas, consultora da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) nas áreas de normalização técnica e qualidade das construções, autora de trabalhos sobre normalização e qualidade e de textos-base para a elaboração de normas, além de participante no desenvolvimento de normas técnicas, especialmente no âmbito dos ABNT/CB-18 (Cimento, Concreto e Agregados) e ABNT/CB-02 (Construção Civil), bem como da normalização internacional (ISSO) e regional (Mercosul) dentro desse escopo.

Também é autora de estudos relativos ao desenvolvimento de patologias em edificações, mecanismos de avaliação, correção e prevenção e participa de comitês técnicos do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto).

A palestra será realizada na sede da ABECE (Av. Brigadeiro Faria Lima, 1685 - cj. 2D - São Paulo - SP). As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas por intermédio do telefone (11) 3097-8591 ou e-mail abece@abece.com.br.

Os encontros mensais são promovidos pela ABECE com o objetivo de reunir associados e interessados em torno de temas e objetivos comuns aos projetistas estruturais. Precedidos por happy hour, possibilitam, ainda, um importante momento de confraternização.