ABECE no 5º Fórum Internacional de Arquitetura e Construção
Março/2007

O presidente da ABECE, eng. José Roberto Braguim, marcou presença no 5º Fórum Internacional de Arquitetura e Construção, que ocorreu no dia 15 de março, no Transamérica ExpoCenter, em São Paulo (SP), como parte da Revestir 2007.

Ele foi o mediador do debate entre palestrantes e executivos das grandes construtoras do Brasil convidados para o Fórum, que abordou os avanços da tecnologia aplicados ao segmento da construção sob o tema central Grandes estruturas: desafios tecnológicos e logísticos das construtoras no Brasil e no mundo.

O evento contou com a presença de dois importantes nomes da engenharia estrutural mundial, especialistas em mega-construções: Greg Sang e Charles Thornton.

O engenheiro neozelandês Greg Sang foi diretor de projeto responsável pelo design e construção de edifícios como a IFC Tower, em Hong Kong, que, com seus 420 m, é o 6º mais alto no mundo. Graduado pela Universidade de Aukland, Nova Zelândia, construiu também o 8º maior prédio do planeta situado em Shenzhen, na China, uma torre de escritórios com 384 m de altura que domina a Shun Hing Square. Diretor da Emaar Properties PJSC, de Dubai, Sang é o responsável pela construção da Burj Dubai Tower, um projeto de US$ 20 bilhões que será o edifício mais alto do mundo quando estiver concluído em 2008.

Charles Thornton é diretor fundador da Thornton-Tomasetti Group, dos Estados Unidos, empresa especializada em análise de falhas e reações a desastres. Em sua palestra, Thornton abordou o tema Structural Engineering in the 21º Century – The Coming Digital Muilding Infomation Model Revolution, desvendando os segredos da construção das Torres Petronas, de Kuala Lumpur, Malásia. Falou, ainda, sobre as descobertas do NIST (US National Bureau of Standards and Technology) e as razões do colapso estrutural das torres gêmeas do WTC de Nova York, detalhando a queda dos edifícios após o atentado de 11 de setembro de 2001.

Para representar a engenharia estrutural brasileira, o eng. Aluízio A.M.D'Avila apresentou uma importante palestra sobre a concepção estrutural e tecnologias aplicadas à belíssima estrutura do Edifício Santa Catarina, localizado em São Paulo (SP).

Os debates contaram também com a participação de Jonas Silvestre Medeiros, diretor técnico da Inovatec Consultores Associados, que abordou a aplicação de fachadas cerâmicas em edifícios residenciais de grande porte.