Um código de conduta para a engenharia estrutural
Março/2007

A ABECE acaba de disponibilizar em seu site (seção Serviços) seu código de conduta, importante instrumento para nortear procedimentos dos associados, sejam empresas ou profissionais, e colaboradores, em suas relações de trabalho.

Lançado oficialmente no ENECE 2006 - 9º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, evento promovido pela ABECE em outubro de 2006, o Código de Conduta tem o objetivo de indicar aos profissionais da área as atitudes que são consideradas não profissionais, eticamente condenáveis e contrárias ao interesso público.

O Código é o resultado do trabalho iniciado em 2005 pelo grupo constituído e coordenado pelo eng. Marcos Velletri, membro do Conselho Deliberativo da ABECE. Ex-presidente da Associação, o engenheiro é representante da entidade no Construética, movimento idealizado e coordenado pelo Comitê de Práticas e Ética na Construção do IE-SP (Instituto de Engenharia de São Paulo), que reúne entidades da classe da construção civil com o objetivo de estabelecer, entre os vários elos da cadeia produtiva, procedimentos e regras de conduta que podem revolucionar os costumes e práticas de contratação de serviços de arquitetura, engenharia e construção.

O Código de Conduta da ABECE vem fortalecer a posição da entidade junto à categoria dos projetistas estruturais, uma vez que entidades do setor como o Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e Sinaenco (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva) já possuem seus respectivos códigos.