Índice ABECE, uma tabela para nortear o mercado de projeto estrutural
Março/2007

Resultado de um trabalho iniciado em 2005 para medir o vigor das empresas de projeto estrutural, o Índice ABECE foi lançado no ENECE 2006 - 9º Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, realizado pela ABECE em outubro do ano passado, e agora está contemplado na seção Serviços do site (e será atualizado mensalmente) para consulta dos associados.

O Índice é uma tentativa da ABECE para conhecer melhor o grau de atividade do mercado no qual atuam as empresas de projeto estrutural. Na fase experimental, 11 escritórios foram convidados a participar da atividade e definiu-se que cada um estabeleceria seu próprio critério para montar um parâmetro que representasse o seu desempenho perante o setor.

Atualmente, a participação é aberta a todos os associados e a expectativa da ABECE é que o número de empresas participantes aumente. Para isso, conta com o envolvimento das delegacias regionais espalhadas pelas principais capitais do país e interior do Estado de São Paulo.

O Índice ABECE está inserido no principal objetivo da constituição da Associação: a valorização profissional do engenheiro de estruturas. Este foi o grande motivo da fundação da ABECE em outubro de 1994 e, sem dúvida, continua sendo o principal foco de suas ações.