Palestra sobre bases de tubulões tem apoio da ABECE
Março/2007

A Divisão de Estruturas do IE-SP (Instituto de Engenharia de São Paulo), com apoio da ABECE e Abeg (Associação Brasileira das Empresas de Projeto e Consultoria em Engenharia Geotécnica), promove no dia 15 de março de 2007, a palestra Bases de Tubulões - Critérios de Projeto, com o Prof. Dr. Mario Franco.

Engenheiro civil pela EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), professor do Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações desta Universidade, autor de vários artigos técnicos publicados em revistas nacionais e internacionais, o eng. Mario Franco já recebeu diversos prêmio pelos projetos executados.

Em sua palestra, discutirá os atuais critérios de projeto da NBR 6122 (Fundações), em particular a dispensa de armadura; a extensão do critério de Langendonck válido para bases de seção triangular, alongadas, para o caso de bases circulares; a verificação da eficácia do confinamento proporcionado pelo solo de acordo com a NBR 6122; e a necessidade de se armarem as bases quando as tensões de cálculo de tração no concreto ultrapassam a capacidade resistente de cálculo do concreto.

O evento será realizado às 20h30 na sede do IE-SP (Av. Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana - São Paulo - SP). As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas pelo telefone (11) 5574-7766 ramal 220 ou pelo e-mail divtec@ie.org.br.