Associados recebem folha zero para análise
Fevereiro/2007

A ABECE acaba de enviar aos seus associados o produto de uma das ações propostas pelo Grupo de Valorização Profissional: a Folha Zero. Trata-se de um desenho recomendado pela Associação como sendo a página inicial dos projetos a serem elaborados.

Seu conteúdo foi montado com o objetivo de fornecer aos contratantes de projetos mais subsídios para que execute a obra com qualidade, além de ser um instrumento de proteção para o projetista estrutural, uma vez que limita sua responsabilidade ao projeto estrutural propriamente dito, explicitando as normas e procedimentos aplicáveis às várias etapas da execução da estrutura.

É importante ressaltar que este conteúdo deve ser adaptado à cultura de cada empresa e à especificidade de cada projeto onde a Folha for aplicada. Por ser o primeiro ensaio, a Associação adianta aos associados que a Folha Zero ora enviada está sujeita a revisões; portanto, sugestões e críticas são bem-vindas para sua adequação.

O Grupo de Valorização Profissional foi criado pela ABECE, em 2002, com o objetivo de resgatar a valorização do profissional de engenharia estrutural. Suas ações já conquistaram significativos avanços para a categoria, como a Tabela de Honorários de Referência de Projetos de Estruturas que, lançada em março de 2005, é um importante instrumento que transmite ao contratante maior segurança quanto à remuneração adequada para o projeto estrutural. Em breve, estará concluída a Tabela de Honorários de Referência para Residências.

A publicação Recomendações para Elaboração de Projetos Estruturais de Edifícios de Concreto foi editada no ano passado com o objetivo de fornecer aos projetistas e contratantes recomendações básicas e orientações para a elaboração de projetos que atendam aos requisitos mínimos da Segurança Estrutural, Durabilidade e Funcionalidade.

Outras importantes ações, como o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional e o Projeto Certificado ABECE, também estão em avançado processo de elaboração.