As atrações do ENECE 2007
Outubro/2007

As palestras do engenheiro espanhol Hugo Corres Peiretti, reconhecido projetista de pontes na Europa e ativo colaborador de organizações internacionais e normativas, foram a grande atração do 10º ENECE (Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural), que reuniu cerca de 200 profissionais, no dia 18 de outubro de 2007, no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo (SP).

Sob o tema Engenharia estrutural: preparando-se para o futuro!, profissionais da área de projetos estruturais, construtores, estudantes e interessados em geral acompanharam as palestras do eng. Corres que abordaram o estado da arte e o impacto das novas tecnologias, materiais e métodos construtivos nos projetos estruturais.

A homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer pelo seu centenário, comemorado neste ano, também foi um dos destaques especiais da programação do evento. Após a palestra do eng. Bruno Contarini, que enfocou a importante interface entre a arquitetura e a engenharia estrutural, foi transmitida a entrevista gravada no Rio de Janeiro com o renomado arquiteto.

Temas como o uso de modelos numéricos na engenharia de estruturas, tendências da industrialização das estruturas de concreto armado, novas perspectivas para o emprego de perfis mistos em aço e concreto e requisitos de qualidade para empresas de projeto (gestão administrativa, comercial e técnica) foram abordados durante o Encontro. O conteúdo das palestras já está disponibilizado no site da ABECE.

Seis profissionais da área foram agraciados com o título de sócios honorários em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à engenharia estrutural. São eles: José Roberto Leme de Andrade, Hideki Ishitani, Benjamin Ernani Diaz, Fausto Amadeu Francisco Favale, Aluisio Fontana Margarido e Hugo Corres Peiretti.

O ENECE contou, ainda, com uma palestra proferida pelo presidente do Crea-SP José Tadeu da Silva sobre as novas atribuições do engenheiro civil (Resolução 1010 de 22 de agosto de 2005, que entrou em vigor em 1º de julho de 2007) e com um importante relato do eng. Fernando Stucchi sobre o estágio atual da análise dos comentários recebidos para a revisão da NBR 6118:2003.


Confira as imagens e apresentações do evento