Quem são os vencedores do V Prêmio Talento Engenharia Estrutural
Outubro/2007

Seis profissionais da área da engenharia estrutural que desenvolveram projetos em várias regiões do país foram os vencedores da quinta edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorreu na noite de 17 de outubro de 2007, no Grand Hotel Hyatt, em São Paulo (SP).

Promovida pela ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e pelo Grupo Gerdau, esta edição contou com número recorde de inscritos, com 124 projetos participantes, 48% a mais em comparação com o ano anterior.

A premiação apontou um vencedor e um projeto destacado como menção honrosa para cada categoria: Edificações, Obras-de-Arte e Obras de Pequeno Porte e Estruturas Especiais. Os primeiros colocados das três categorias ganharam troféu, certificado e passagens (mais estadia) para participar do Salão Internacional da Construção, o Batimat 2007, um dos maiores eventos do mundo nesse segmento, realizado em Paris. Os profissionais responsáveis pelos projetos destacados com menção honrosa receberam placa e certificado.

O primeiro colocado na categoria Edificações foi o eng. Gilberto Mascarenhas Barbosa do Valle, da Projest Consultoria e Projetos (Rio de Janeiro - RJ), responsável pelo projeto do Centro Cultural Niemeyer, em Goiânia (GO). A categoria leva em conta as estruturas verticais e/ou horizontais que se destinam à utilização residencial, comercial, escolar, entre outras. O projeto do Centro Cultural Niemeyer compreende um conjunto de quatro prédios: monumento da praça em forma de pirâmide, teatro, prédio administrativo com cinco pavimentos e museu. A obra possui fundações diretas em todos os prédios, com exceção do museu.

Na categoria Obras-de-Arte, o vencedor foi o eng. Luciano Afonso Borges, da Maubertec Engenharia e Projetos (São Paulo – SP). O inovador projeto da Estação Alto do Ipiranga, da Linha 2 do Metrô de São Paulo (SP), posiciona a estação em um grande poço circular com 34 m de diâmetro. O mezanino da estação é feito de uma estrutura mista suspensa e o uso de uma cobertura metálica revestida em vidro confere beleza e luminosidade ao local. A obra lançou uma tendência – algumas estações da Linha 4 do Metrô vêm sendo executadas de acordo com o mesmo modelo. A categoria Obras-de-Arte revela os profissionais que desenvolveram as melhores estruturas para projetos, como pontes, viadutos, passarelas, monumentos obras de saneamento, entre outras.

Já na categoria Obras de Pequeno Porte e Estruturas Especiais, o prêmio foi para o eng. Flávio Correia D´Alambert, da Projeto Alpha Engenharia de Estruturas (Barueri – SP), com a cobertura do Estádio Olímpico João Havelange, que sediou os Jogos Pan-Americanos 2007, no Rio de Janeiro (RJ). O grande diferencial da obra são os quatro arcos que sustentam a cobertura – dois deles possuem 163 m e outros dois contam com 220 m de vão livre. Esse vão de 220 m é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o do Estádio Olímpico de Atenas, na Grécia. Na América Latina não há obra similar em termos de dificuldade de construção, fabricação e montagem.

A premiação reconheceu também outros profissionais que desenvolveram projetos de destaque em cada uma das categorias com menção honrosa. Em Edificações, o destaque foi para o eng. Aluízio D´Avila, da Aluzio A. M. D´Avila Engenharia de Projetos (São Paulo - SP), pela obra do Edifício Santa Catarina, também em São Paulo (SP). Em Obras-de-Arte, o eng. Marcelo Henrique Avelar Costa, da Ceprol – Consultoria e Engenharia de Projetos (Belo Horizonte - MG), recebeu menção honrosa pelo Viaduto Retorno Lagoa Santa, em Lagoa Santa (MG). E a menção honrosa na categoria Obras de Pequeno Porte e Estruturas Especiais foi para o eng. Raul Neuenschwander Neto, da R Neuenschwander Engenharia de Estruturas, de Contagem (MG). A obra premiada foi a Residência Sete Lagoas (Sete Lagoas - MG).

Clique aqui e veja as fotos