ABECE apóia, em Barretos, curso de atualização em sistemas estruturais em concreto protendido
Junho/2007

Estão abertas as inscrições para o Curso de Atualização Profissional em Sistemas Estruturais em Concreto Protendido - Aplicação a Pavimentos de Edifícios/2007 promovido pela FEB (Fundação Educacional de Barretos) com apoio, entre outros, da ABECE.

Dirigido a profissionais da área de projetos estruturais e estudantes de cursos de engenharia civil que tenham cursado a disciplina de Concreto Protendido, o curso tem carga horária total de 20 horas aula e será realizado no período de 28 a 30 de junho. Seu objetivo é transmitir aos participantes conhecimentos para concepção, modelagem, cálculo e detalhamento de estruturas protendidas com cordoalhas engraxadas, destinadas a pavimentos de edificações comerciais e residenciais.

Sob a coordenação do Prof. Dr. Ângelo Rubens Migliore Junior, o programa aborda os conceitos básicos de protensão; apresentação dos principais sistemas estruturais; softwares disponíveis para análise estrutural e detalhamento; utilização de vigas protendidas; lajes maciças planas (sem vigas), lajes cogumelo (com capitéis); sistemas de faixas protendidas com lajes nervuradas; protensão em vigas e nervuras; e exemplos práticos de projetos nos sistemas propostos.

As inscrições para o curso devem ser efetuadas até o dia 18 de junho, sendo que associados da ABECE têm desconto de 10%. Informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3321-6419 (Centro de Pós-graduação da FEB), e-mail cpg@feb.br ou site http://www.feb.br/feb/cpg/cpg_cursos1.php. A FEB fica na Av. Prof. Roberto Frade Monte nº 389 - Aeroporto - Barretos (SP).