ABECE manifesta apoio à ABMS e repudia PL 4796/2005
Julho/2007

A ABECE, atenta aos acontecimentos a respeito do Projeto de Lei 4796/2005 (que regulamenta a profissão do Geofísico), enviou e-mail para o gabinete dos senadores Flávio Arns e Marcelo Crivella manifestando total apoio à posição da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica) e endossando a posição de repúdio ao mencionado PL.

O Projeto de Lei 4796/2005 encontra-se em tramitação no Congresso Nacional e já foi aprovado na Câmara dos Deputados. Ele se propõe a regulamentar a profissão do Geofísico, mas sua redação não se restringe apenas a esta carreira, interferindo nas atribuições de outras categorias profissionais e levando à interpretação de que atividades ligadas a projetos e obras de engenharia geotécnica podem ser exercidas por profissionais sem a formação de engenheiro.

A ABMS, considerando urgente mostrar posição firme e contrária ao teor do PL, enviou carta ao relator do projeto no Senado Federal, senador Flavio Arns.

Mediante acesso a esta carta, a ABECE, enquanto entidade representativa dos engenheiros estruturais, manifestou total apoio ao documento, enviando e-mail aos senadores envolvidos e solicitando a rediscussão do conteúdo do PL no Congresso Nacional. Além disso, conclama a todos os seus associados que se mobilizem a respeito do assunto.