Seminário internacional sobre reforços e ancoragens conta com apoio da ABECE
Maio/2007

Será realizado no dia 5 de junho de 2007, no IE-SP (Instituto de Engenharia de São Paulo), com apoio da ABECE e Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto), o Seminário Internacional de Reforços Estruturais com Fibra de Carbono e de Ancoragens Químicas.

Com apresentação do eng. Jorge Luis Zambrano López, auditor técnico e assessor em projetos de reabilitação de estruturas da Sika Colombia, o evento vai abordar os seguintes temas: Reforço a flexão, cortante e confinamento, Desenho segundo ACI 440 2R e Boletim 14 do FIB, Cálculo manual e com ajuda de programas de cálculo e Cálculo de ancoragens químicas.

López é mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade Técnica de Karlsruhe (Alemanha), professor do curso de Reabilitação de Estruturas de Concreto, na especialidade de Patologia da Construção, na Universidad Santo Tomás, membro do Grupo Especial de Trabalho (SAG) Ancoragens no Concreto no Comitê Europeu FIB e atua na Sika Colombia desde 1991. A Sika é uma das empresas líderes em produtos químicos para a construção civil nas áreas de aditivos para concreto, impermeabilizantes, selantes e adesivos, pisos industriais e anticorrosivos, ancoragens, reparo e proteção do concreto, totalmente dedicada e focada em oferecer ao setor da construção soluções inovadoras e de alta tecnologia.

O seminário será realizado das 15 às 21 h na sede do IE-SP (Av. Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana - São Paulo - SP). As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas pelo telefone (11) 5574-7766 ramal 220 ou pelo e-mail divtec@ie.org.br.