ABECE no encontro com Presidente da República
Dezembro/2006

O vice-presidente da ABECE, eng. Marcos Monteiro, integrou o grupo de aproximadamente 200 representantes de entidades que compõem a UNC (União Nacional da Construção) recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 13 de dezembro.

Na ocasião, foi apresentado ao presidente o estudo “A construção do desenvolvimento sustentado - A importância da construção na vida econômica e social do país”, desenvolvido pela consultoria FGV Projetos, da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e que aponta caminhos para a economia brasileira, como aumento da taxa de formação bruta do capital com relação ao PIB de 19,92% em 2005 para 21, 35% no período 2007-2010, incremento da taxa de crescimento anual do PIB de 2,40% e a criação de 877 mil postos de trabalho.

Participaram do encontro, além do presidente Lula, o vice-presidente José Alencar, os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil), Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Márcio Guedes (Cidades), Paulo Bernardo (Planejamento) e Guido Mantega (Fazenda), a secretária nacional da Habitação Inês Magalhães, a senadora Ideli Salvati e o vice-presidente de Desenvolvimento Urbano e Governo da CEF Jorge Fontes Hereda.

A UNC (União Nacional da Construção) é um movimento formado em agosto deste ano por mais de 100 entidades da Cadeia Produtiva da Construção com o objetivo de propor ao Governo uma política de investimentos, em torno de 40 bilhões por ano, que venha repercutir positivamente na expansão da infra-estrutura, habitação e áreas de interesse social.