O sucesso do ENECE 2006
Outubro/2006

Cerca de 200 participantes, entre engenheiros estruturais, construtores e estudantes, acompanharam, no dia 26 de outubro de 2006, a nona edição do ENECE - Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, evento promovido anualmente pela ABECE.

Representantes de entidades parceiras, como o eng. Renato José Giusti, presidente da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), João Antonio Del Nero, presidente do Sinaenco-SP (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva - Regional São Paulo), Paulo Helene, presidente do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto) e Eduardo Ferreira Lafraia, presidente do IE-SP (Instituto de Engenharia de São Paulo), marcaram presença na posse da nova diretoria eleita para o período 2006-2008, que tem como presidente o eng. José Roberto Braguim.

Sob o tema NBR6118:2003 - Uma revisão necessária, renomados engenheiros projetistas como os professores Antonio Carlos Reis Laranjeiras, Augusto Carlos de Vasconcelos e Ricardo Leopoldo e Silva França, entre outros importantes profissionais da área convidados, proferiram palestras que elucidaram aspectos polêmicos e importantes da nova Norma, que está em vigor desde abril de 2004. Todas as palestras proferidas estarão disponíveis para download, em breve, no site da ABECE.

A coletânea de sugestões para alterações dessa Norma, recebidas, desde o início do ano, pela ABECE de profissionais da área como parte da iniciativa inédita intitulada Ação ABECE NBR6118:2003 - Pró-revisão 2008 foi entregue, no evento, ao superintendente do CB-02/Cobracon da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Paulo Sanchez, para que este material possa servir de subsídio ao grupo de profissionais encarregado de revisão da Norma.

Como forma de reconhecimento aos relevantes serviços prestados à engenharia estrutural e consultiva brasileiras por engenheiros que atuam há mais de 40 anos na área, a ABECE conferiu títulos de sócio honorário aos engenheiros Carlos Alberto Fragelli, José Lourenço Braga de Almeida Castanho e Sérgio Vieira da Silva.

Realizado no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo (SP), o encontro contou com o patrocínio da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), ABESC (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem), da Atex Brasil, Basf - The Chemical Company, CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço)/IBS (Instituto Brasileiro de Siderurgia), CPI Engenharia, Engemix, Gerdau, Jacoti Holding e Participações Ltda., Polimix, Portital, SH Fôrmas, Andaimes e Escoramentos, TQS Informática Ltda. e Ulma, e com o apoio do CTE (Centro de Tecnologia de Edificações), IE-SP (Instituto de Engenharia de São Paulo), NGI (Núcleo de Gestão e Inovação), Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo), Sinaenco (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva) e Sinduscon-SP (Sindicato de Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo).

A abertura do evento, realizada no dia 25 no Hotel Unique, em São Paulo (SP), premiou os vencedores da quarta edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural nas categorias Edificações, Obras-de-arte e Soluções Inovadoras e conferiu, também, menções honrosas a cada uma delas.

Acesse as palestras do evento.