Os vencedores do Prêmio Talento Engenharia Estrutural
Outubro/2006

Seis profissionais da área da engenharia estrutural foram premiados na quarta edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural em cerimônia realizada no dia 25 de outubro de 2006 no Hotel Unique, em São Paulo (SP).

Numa promoção conjunta da ABECE-Grupo Gerdau, a premiação contou com a inscrição de 80 profissionais que concorreram em três categorias: Edificações, Obras-de-Arte e Soluções Inovadoras. Este número superou a expectativa dos organizadores que era atingir a marca de 70 participantes.

O vencedor na categoria Edificações foi o eng. Ricardo Leopoldo e Silva França, da França & Associados, responsável pelo projeto do Edifício E-Tower, de São Paulo (SP). Esta categoria leva em conta as estruturas verticais e/ou horizontais que se destinam à utilização residencial, comercial, escolar, entre outras. O empreendimento da Tecnum Construtora destaca-se por ser um edifício de 150 m de altura e com 42 andares, onde foi aplicado concreto de alta resistência nos pilares, desenvolvido especialmente para o projeto, constituindo-se em um recorde nacional de resistência. Para a construção do E-Tower, foi também necessário ensaiar o modelo do prédio em túnel de vento. A técnica consiste em montar o modelo reduzido do prédio e de edifícios da região para verificar seu comportamento aerodinâmico.

Na categoria Obras-de-Arte, o primeiro colocado foi o eng. Roberto de Oliveira Alves, da Figueiredo Ferraz Engenharia. O projeto da Ponte sobre o Rio Orinoco, na Venezuela, foi implementado pela construtora Norberto Odebrecht. É a primeira vez que um projeto construído no exterior, projetado por profissional brasileiro, é reconhecido pelo Prêmio Talento Engenharia Estrutural. Esta categoria revela os profissionais que desenvolveram as melhores estruturas para projetos como pontes, viadutos, passarelas, monumentos, obras de saneamento, entre outras. Essa ponte rodoferroviária tem como diferencial a imponência do projeto. Foi construída como uma ponte estaiada – suspensa por cabos de aço – em 3 km de extensão, com um vão central de 300 m de comprimento.

O projeto vencedor da categoria Soluções Inovadoras foi de autoria do eng. Flávio Correia D´Alambert, da Projeto Alpha Engenharia de Estruturas, de São Paulo, com a obra do Centro de Convenções World Trade Center, em São Paulo (SP). O empreendimento de responsabilidade da construtora Racional Engenharia destacou-se pela inovação e criatividade para viabilizar o projeto arquitetônico. Foram utilizados perfis metálicos celulares (vazados) para confeccionar arcos de 50 m de vão. A novidade conferiu leveza e alta resistência ao projeto, em um conceito inédito no país.

O Prêmio Talento Engenharia Estrutural reconheceu também outros profissionais que executaram projetos de destaque em cada uma das categorias com menção honrosa. Em Edificações, o destaque foi para o eng. Jefferson Luiz Andrade, da Andrade Rezende Engenharia de Projetos, de Curitiba (PR), com o empreendimento do Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife (PE). O projeto foi construído pelo Consórcio Queiroz Galvão/Odebrecht. Em Obras-de-Arte, o eng. José Luiz Cardoso, da J.L.C. Engenharia de Projeto e Consultoria, do Rio de Janeiro (RJ), recebeu menção honrosa pela Ponte sobre o Rio Doce em Colatina (ES). O empreendimento é de responsabilidade da Construtora Sergen. E a menção honrosa na categoria Soluções Inovadoras foi para o eng. Sérgio Osório de Cerqueira, da Engedata Engenharia Estrutural, de Recife com o projeto do armazém de uréia da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Laranjeiras, no Sergipe, construído pela Queiroz Galvão.

Os vencedores das três categorias ganharam troféu e certificado, além de passagens, mais estadia, para a Construmat, feira de construção civil que ocorre em Barcelona de 14 a 19 de maio de 2007. Os condecorados com menção honrosa receberam placa alusiva ao evento e certificado.