Estabilidade de estruturas pré-moldadas de concreto é tema de palestra
Setembro/2006

Com o apoio da ABECE, a Divisão de Estruturas do IE-SP (Instituto de Engenharia de São Paulo) promove na quinta-feira, dia 14 de setembro de 2006, a palestra Estabilidade de estruturas pré-moldadas de concreto - pesquisas e atualização da NBR-9062/2005, com o Prof. Dr. Marcelo de Araújo Ferreira.

O objetivo é promover a discussão dos resultados experimentais sobre interação das ligações viga-pilar no comportamento não-linear de uma viga pré-moldada em concreto armado, abordando o efeito destas ligações na estabilidade das estruturas pré-moldadas (com apresentação de exemplos numéricos para análise linear e não-linear), disposições sobre a análise de estabilidade na NBR-9062(2006 - em fase de liberação para consulta pública), procedimentos simplificados para análise, com abertura para perguntas e debate a respeito.

Especialista com larga experiência nacional e internacional no assunto, o prof. Marcelo, que é membro do comitê de revisão da NBR-9062, trará ao conhecimento dos participantes as mais recentes pesquisas experimentais, a tendência das normas nesse aspecto e as melhores soluções construtivas para as estruturas.

O evento será realizado às 20h30 na sede do IE-SP (Av. Dante Pazzanese, 120 – Vila Mariana – São Paulo – SP). As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas pelo telefone (11) 5574-7766 ramal 220 ou pelo e-mail divtec@ie.org.br.