ABECE e GERDAU lançam quarta edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural
Julho/2006

A premiação destacará projetos estruturais em três categorias: Edificações, Obras de Arte e Soluções Inovadoras

A 4ª edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural já está com as inscrições abertas. A premiação, promovida pela ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) e pelo Grupo Gerdau, foi lançada no dia 7 de julho de 2006 no Hotel Unique, em São Paulo (SP). O prêmio reconhece profissionais que desenvolveram projetos de destaque na engenharia de estruturas nos últimos cinco anos.

Este ano, a premiação traz novidades. Pela primeira vez, o reconhecimento será concedido em três categorias: Edificações, Obras de Arte e Soluções Inovadoras. Em Edificações serão consideradas as estruturas verticais e/ou horizontais que se destinam à utilização residencial, comercial, escolar, etc. A categoria Obras de Arte destacará estruturas como pontes, viadutos, passarelas, monumentos, obras de saneamento, entre outras. As propostas que apresentarem inovação e criatividade em sua forma de viabilizar o projeto arquitetônico e que não se caracterizarem como Edificações ou Obras de Arte concorrerão em Soluções Inovadoras.

A expectativa para este ano é aumentar o número de participantes do prêmio. Em 2005, foram inscritos 54 projetos e, para este ano, são esperadas mais de 70 inscrições. A premiação é um reconhecimento ao trabalho do engenheiro de estruturas. Os projetos são avaliados por critérios como concepção estrutural, processos construtivos e uso adequado de materiais, implantação no ambiente e estética. A comissão julgadora é composta por representantes da ABECE, do Grupo Gerdau e da Editora Pini. Cada categoria – Edificações, Obras de Arte e Soluções Inovadoras – terá um vencedor e um projeto destacado como menção honrosa. Os três primeiros colocados recebem viagem, mais estadia, para a Construmat, uma feira referência mundial no setor de construção civil, que ocorre de 14 a 19 de maio de 2007, em Barcelona. Recebem ainda troféu e certificado. Os engenheiros responsáveis pelos projetos destacados com menção honrosa recebem placa e certificado.

A premiação ocorrerá na abertura ENECE 2006 - Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, que acontece em 25 de outubro de 2006.

Os candidatos devem enviar de três a cinco desenhos, contendo o projeto escolhido, em no máximo dez páginas no formato A4 em arquivo eletrônico DWG e PLT, com especificações técnicas sobre o tema estrutural. Deve ser destacada a categoria em que se deseja inscrever os projetos. Também são necessárias fotos digitais da estrutura. Cada engenheiro pode inscrever apenas um projeto de uma obra com estrutura concluída. O material deve ser encaminhado, até 20 de setembro, para a sede da ABECE Nacional, na Av. Brigadeiro Faria Lima, 1685, conjunto 2D, São Paulo, CEP 01451-908. Outras informações estão disponíveis no link para o Prêmio Talento Engenharia Estrutural nos sites http://www.gerdau.com.br e http://www.abece.com.br.