Como contratar projetos e serviços de maneira eficaz
Junho/2006

A partir de agora, engenheiros, arquitetos, incorporadores, construtores e administradores de condomínios, já podem consultar, através de download no site http://www.manuaisdeescopo.com.br, um conjunto de ferramentas voltadas para as áreas de projeto de todas as disciplinas necessárias à realização dos empreendimentos imobiliários, perfeitamente integradas e compatibilizadas entre si.

Trata-se dos Manuais de Escopo de Contratação de Projetos e Serviços para a Indústria Imobiliária que a ABECE, em conjunto com outras entidades representativas do setor da construção civil, lançou, no dia 7 de junho de 2006, em solenidade realizada na sede do Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais e Comerciais de São Paulo).

Este material é resultado da dedicação de profissionais qualificados e conceituados, todos representantes de entidades como ABECE, Abap, Abrasip, Abrava, Abriesp, Agesc, AsBea, ANP, Secovi-SP e Sinduscon-SP, que participaram de sua produção com o objetivo de estabelecer as relações técnicas e contratuais entre todos os intervenientes da cadeia produtiva, visando a satisfação do usuário dos empreendimentos imobiliários.

A série (com seis manuais) mantém uma identidade comum, obedecendo a regras estabelecidas por consenso e classifica as atividades das diversas especialidades em Essenciais, Específicas e Opcionais, para cada fase do projeto, em função de suas características peculiares. Traz, também, a Descrição das Atividades, Dados Necessários e Produtos Gerados, bem como a definição dos Responsáveis por cada atividade, documento e produtos, estando estruturados de acordo com o novo Código Civil, com as diretrizes estabelecidas pela ISO 9001-2000 e indo ao encontro das necessidades do PBQP-H nas questões relativas ao setor de projetos.

A ABECE liderou o processo de produção dos manuais lançados ao constituir, em 2000, um grupo de trabalho para desenvolvimento de escopo para contratação de projetos estruturais, coordenado pelo eng. Augusto G. Pedreira de Freitas, atual diretor da entidade.

As ações do grupo fortaleceram-se com a necessidade de outras entidades como a Asbea, Abrasip, Sinduscon e Secovi oferecerem também ao mercado uma ferramenta para aprimorar as relações entre contratante de projetos e seus contratados.

Juntas, compuseram-se em uma comissão coordenada pela Diretoria de Insumos e Tecnologia da vice-presidência de Tecnologia e Relações de Mercado do Secovi-SP e, desde outubro de 2000, trabalharam para preparar os manuais que estão disponibilizados, por meio eletrônico, a todas as empresas e profissionais interessados.

O lançamento oficial dos manuais contou com a presença de centenas de profissionais de diversas entidades, entre eles o presidente da ABECE, eng. Valdir Silva da Cruz, o vice-presidente, eng. José Roberto Braguim e os diretores Eduardo Barros Millen, Marcos Monteiro, Roberto Dias Leme e Suely B. Bueno, além dos ex-presidentes da ABECE Marcos de Mello Velletri e Marcelo Rozenberg.